Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade toma posse como diretor-geral da EMERJ

clique nas imagens para ampliar

Eleito para o biênio 2019/2020, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade tomou posse como diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), nesta segunda-feira (04), no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O novo diretor-geral da EMERJ considera a Escola sua segunda casa: “A Escola da Magistratura faz parte da minha história como magistrado. A minha turma de juízes foi a primeira da Escola. Trabalho na EMERJ como professor, como coordenador e participo de eventos. A EMERJ é a minha segunda casa. Eu estou muito feliz por chegar nesta posição. É uma missão, porque eu acredito que sem o conhecimento, sem a educação, nós não temos como nos desenvolver como pessoa; a sociedade não tem como se aprimorar, se aperfeiçoar. E eu tenho a expectativa de colaborar muito com o aperfeiçoamento no exercício da função jurisdicional nesta posição”.

O novo diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro entrou no plenário acompanhado dos padrinhos, os desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Luciano Saboia Rinaldi e Ricardo Couto de Castro, para assinar o termo de posse.

O desembargador Caetano, diretor-geral da EMERJ no biênio 2015/2016, disse que a EMERJ tem muito a ganhar com o novo diretor. “Nós ganhamos um homem vinculado às ciências humanas, muito sensível, que, certamente, trabalhará com a magistratura desenvolvendo técnicas de aprendizagem para promover competências vinculadas à efetivação de direitos humanos. É um homem comprometido, sério. O desembargador André vem somar, e muito, a tudo que já foi feito na EMERJ”.

“O desembargador André Gustavo tem qualificação acadêmica, tem história na EMERJ. Sou colega dele na sétima Câmara Cível e testemunho diariamente a qualidade dos votos dele, o conhecimento jurídico profundo que ele tem. É um nome natural para a EMERJ”, disse o desembargador Luciano Rinaldi.

Declarou o desembargador Ricardo Couto que: “O desembargador André possui o conhecimento e as virtudes para não só manter as tradições da EMERJ, como também para aprimorá-la. Desejo-lhe boa sorte, tendo certeza de seu sucesso”.

Durante a cerimônia, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse na presidência do TJRJ. Também foram empossados os desembargadores Bernardo Moreira Garcez Neto (corregedor-geral da Justiça) Reinaldo Pinto Alberto Filho (1º vice-presidente), Paulo de Tarso Neves (2º vice-presidente), e Elisabete Filizzola Assunção (3ª vice-presidente).

Entre as autoridades presentes estavam o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o procurador-geral de Justiça do Município do Rio de Janeiro, Antônio Carlos de Sá, representando o prefeito Marcelo Crivella; e Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

O novo diretor-geral da EMERJ

Filho do desembargador Luiz Antônio de Andrade, primeiro presidente do TJRJ após a fusão do Estado do Rio de Janeiro com a Guanabara, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade tem 56 anos e é magistrado há 28 anos.

Ex-promotor de Justiça, tomou posse como juiz em 1990 e foi promovido a desembargador em 2007. Professor de Processo Civil no Curso de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o desembargador é autor do livro “Dano Moral e Indenização Punitiva” e organizador do livro “A Constitucionalização do Direito – A Constituição como locus da hermenêutica jurídica”. Tem assento efetivo na 7ª Câmara Cível.

Bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes, mestre e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), foi aluno da primeira turma de juízes da EMERJ, é professor da Escola desde 1993 e já coordenou diversos cursos de iniciação para magistrados.

Veja a galeria de fotos da solenidade

Veja o vídeo da posse


04 de janeiro de 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.