Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Curso sobre Direito sucessório reúne 41 juízes em sala de aula


clique nas imagens para ampliar

“Direito Real de Habitação Sucessório”, “Ordem de Vocação Hereditária (Código Civil de 1916 e 2002)”, “Sucessão Mortis Causa no Tempo e no Espaço” e “Pactos Sucessórios” são alguns dos temas tratados no curso “Direito Sucessório: ordem de vocação hereditária, direitos sucessórios do cônjuge e companheiro e aspectos da sucessão testamentária”.

A primeira aula foi realizada nesta segunda-feira (02) e o curso continuará nos dias 09, 16 e 23. As aulas são ministradas pelo professor Luiz Paulo Vieira de Carvalho.

O professor Luiz Paulo Carvalho afirma que esse Direito é valido, quando feito por meio de um inventário: “Há uma combinação entre o Direito Sucessório atual e o Direito de Família, embora a transmissão hereditária se dê com a morte; o fenômeno sucessório deve ser regulamentado por um inventário e, mesmo nos inventários extrajudiciais, qualquer herdeiro ou sucessor que se sinta prejudicado pode se valer do Poder Judiciário”.

Ao terminar o curso, o magistrado estará apto para identificar os fenômenos sucessórios imediatos que exsurgem logo após a morte da pessoa física ou natural, avaliar a existência jurídica e validade do testamento confeccionado no exterior e a identificar os aspectos essenciais da sucessão dos colaterais.


02 de setembro de 2019