Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Conheça a Biblioteca da EMERJ - aberta ao público das 09 às 19 horas


clique nas imagens para ampliar

A Biblioteca TJRJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira é aberta a estudantes, magistrados, operadores do Direito e ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 09 às 19 horas. Localizada na Rua Dom Manuel, 37, térreo, Lâmina III do TJRJ, a Biblioteca atende de 8 a 10 mil pessoas por mês. Além de consulta e empréstimos de livros e documentos, o usuário tem acesso a diversos outros serviços.

Com espaços amplos e confortáveis para o estudo, a Biblioteca tem capacidade para atender mais de 220 usuários simultaneamente. É composta de sala de leitura (104 lugares), sala de silêncio total (30 lugares), sala de computadores (com 28 aparelhos e acesso à internet através da rede do Tribunal de Justiça); área externa (30 lugares com oito computadores); duas salas de trabalho em grupo; sala multimídia (com cinco lugares, onde o usuário pode assistir a eventos da EMERJ gravados); e sala para pesquisas do Diário Oficial. A Biblioteca conta ainda com 28 lugares para estudo individual e um espaço lounge, onde o usuário pode descansar ou lanchar.

Para prestar apoio bibliográfico aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ e do curso PREMERJ e aos ex-alunos inscritos nos concursos para a magistratura, atua a Divisão de Biblioteca – BIBLIO, que tem como finalidade, ainda, auxiliar magistrados em pesquisas de doutrina, legislação e jurisprudência.

Acervo

A Biblioteca possui grande acervo especializado na área jurídica - livros e obras de referência, folhetos, revistas de doutrina e jurisprudência, Diários Oficiais e coleções de leis da União, do Estado e do Município, trabalhos de conclusão de cursos, DVDs, CD-ROM e fitas VHS.

O acervo foi dividido em duas salas. A primeira comporta as obras atuais - livros e periódicos de 2015 a 2019 – de acesso livre e o restante encontra-se em local separado, cujo acesso se faz através de solicitação aos funcionários no balcão de atendimento.

Atualmente a Biblioteca da EMERJ/TJ conta com mais de 190 mil obras em seu acervo. Consultas ao acervo podem ser feitas através dos endereços: http://webfarm.tjrj.jus.br/biblioteca/ e http://emerj.bnweb.org/scripts/bnportal/bnportal.exe/index

A Biblioteca também promove palestras jurídicas, abertas ao público interno e externo, no evento Café com Conhecimento.

Acervo precioso

Dentre as publicações periódicas mais valiosas, merecem registro a “Coleção das leis do Brasil”, editada pela Imprensa Oficial a partir de 1808; “O Direito”, lançada em 1873 e dirigida por João José do Monte Júnior; “Revista de Direito”, publicada pela primeira vez em 1906, sob a direção de Bento de Faria; e “Direito”, fundada por Clóvis Bevilaqua em 1940.

A Biblioteca possui cerca de 1.400 títulos considerados raros, destacando-se: Ordenações Filipinas (Ed. 1603), Corpus Iuris Civilis (ed. 1628) e Ordenações Manuelinas (Ed. 1797). Os Diários Oficiais, fonte primária de pesquisa jurídica, ocupam lugar relevante no acervo, haja vista o vasto período abrangido pela coleção e a diversidade de títulos.


22 de julho de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ