Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Alunos participam de “Aula Inaugural de Técnica de Sentença”


clique nas imagens para ampliar

Nesta segunda-feira (29), os novos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado tiveram o primeiro contato com a técnica de sentença durante aula inaugural que ocorreu no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

A “Aula Inaugural de Técnica de Sentença”, ministrada desde 2010 na Escola, é uma aula geral sobre a estrutura de uma sentença judicial. Com ela, o aluno tem o primeiro contato com a matéria, através de um caso concreto fornecido previamente para ser resolvido durante o encontro.

Para o professor de Técnica de Sentença Cível, juiz Éric Scapim, o objetivo da aula é aproximar o aluno do método: “A disciplina é nova em termos acadêmicos, já que não consta na grade curricular da graduação em Direito, e a aula inaugural fornece subsídio para o que será lecionado nos demais semestre do Curso, além de auxiliar o aluno na elaboração das sentenças durante o estágio com juízes”.

O juiz Guilherme Grandmasson, professor de Técnica de Sentença Penal, ressaltou a importância da aula: “Eu fui aluno do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ e, por isso, sei o quanto é importante passar para os alunos essa prática, exigida no concurso para ingresso na magistratura. A iniciativa é de extrema importância, pois o aluno passa a ter o contato inicial com a sentença penal, que difere da sentença cível”.

Os alunos ainda terão aulas com os magistrados Mauricio Guimarães Lamha, na próxima quinta-feira (01), e com Edson Ponte Bulamaqui, na sexta-feira (02), em continuidade à aula inaugural.


29 de julho de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ