Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



141 alunos se formam no Curso de Especialização da EMERJ


clique nas imagens para ampliar

Na noite da última sexta-feira, dia 7 de junho, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro realizou solenidade de formatura do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, turmas A, B e C do CPVI - 1º Semestre de 2019. Cento e quarenta e um alunos receberam o certificado de conclusão do curso em nível de pós-graduação lato sensu, que contou com 1.700 horas-aula e seis semestres de intenso estudo.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, proferiu o discurso central da solenidade e ressaltou o papel de destaque conquistado pela Escola no cenário nacional, sendo considerada referência no ensino para magistrados e bacharéis em Direito.

André Gustavo Corrêa de Andrade contou aos formandos que integrou a primeira turma de juízes da EMERJ e que hoje, na função de diretor-geral da Escola, busca fomentar o pensamento crítico aos que estudam e frequentam os encontros da Escola.

“A EMERJ visa, além de formar bons profissionais e futuros magistrados, impulsionar o pensamento crítico, o pensar sobre o Direito e os problemas da sociedade”, disse.

O diretor deixou uma mensagem aos formandos: “A meta de alcançar a carreira da magistratura ou a aprovação em outro concurso público depende exclusivamente do empenho e da dedicação de cada um de vocês, e não de fatores externos”. E convidou os formandos a estarem sempre frequentando a Escola, através de demais cursos e das palestras e seminários promovidos pela EMERJ.

O patrono da turma foi o professor de Direito Penal José Maria de Castro Panoeiro, e a paraninfa foi a professora de Direito Processual Penal Elisa Ramos Pittaro Neves. Os professores homenageados pelos alunos foram Claudia das Graças Matos de Oliveira Portocarrero, que leciona Direito Penal; Guilherme Braga Pena de Moraes, da matéria Direito Constitucional; e Bernardo Braga e Silva, professor de Direito Penal e Direito Processual Penal.

Participaram também da solenidade o presidente da Comissão Acadêmica da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Fernando Cerqueira Chagas; a secretária-geral da EMERJ, Lucia Frota; e o diretor do Departamento de Ensino da EMERJ, José Renato Teixeira.


10 de junho de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ