Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



18ª Reunião do Fórum de Informação da EMERJ discute “Escândalo na Justiça”


clique nas imagens para ampliar

“Escândalo na Justiça: O Mito, a Verdade, a Mídia e o Poder”, foi o tema debatido durante a 18ª reunião do Fórum Permanente de Direito à informação, realizado no dia 14 de abril, no auditório Desembargador Joaquim Antonio de Vizeu Penalva Santos.

O presidente do Fórum e membro da Comissão Mista de Comunicação Institucional do TJERJ, desembargador Fernando Foch, recebeu para a palestra o professor, historiador, cientista político e escritor Joel Rufino, diretor-geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento do TJRJ (DGCOM). Para realizar o debate, participaram do encontro recebeu o jornalista Ancelmo Gois e o desembargador José Muiños Piñeiro Filho. Também esteve presente na reunião o presidente do TJERJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

Ao abrir o evento, o desembargador Fernando Foch ressaltou a importância da idealização da Comissão Mista de Comunicação do TJERJ, pelo desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e citou alguns casos polêmicos que levaram o TJRJ às manchetes de jornais. Em seguida, o professor Joel Rufino resumiu o tema proposto: ”O mito é um tempo sem marcas, verdade hoje é sofistica, o escândalo é o poder do acontecimento e o próprio poder é o poder totalitário, pois ninguém escapa do seu tempo”.

Após a fala dos debatedores, o presidente do TJERJ ressaltou a importância do Fórum Permanente de Direito à Informação chegar a sua 18ª reunião. Ao fim do encontro, o público presente pôde fazer perguntas aos participantes da mesa.