Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



117 alunos concluem o Curso de Especialização em Direito Público e Privado


clique na imagem para ampliar

Com um auditório lotado, amigos, familiares e magistrados foram prestigiar os 117 formandos das três turmas do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, 2º semestre, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

“Presido esta solenidade pela última vez, e, ao longo destes quase dois anos, meu entusiasmo nunca esmoreceu, ao contrário, cresce sempre quando vejo a jovialidade e o entusiasmo de vocês. Hoje, os senhores deixam a EMERJ, mas a Escola não os deixa, porque ela plantou em cada coração a semente do saber, da esperança e da certeza do sucesso vindouro”, declarou diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que se despede do cargo em fevereiro.

A solenidade ocorreu no dia 11 de dezembro no Auditório Antônio Carlos Amorim e contou com a presença do patrono das turmas, o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira e dos professores homenageados: Sylvio Capanema de Souza, Paulo Braga Castello Branco, Scilio Pereira Faver, Tatiana dos Santos Batista, Camilo Fernandes da Graça; do coordenador do departamento de ensino da EMERJ José Renato Teixeira Videira; e do juiz do TJ-SP Antônio Carlos Pontes de Souza.

O diretor-geral pontuou: “Nos tempos atuais, no momento de transformação social em que a população brasileira deposita no Judiciário a esperança de conduzir este processo de mudança de forma firme e íntegra, pensar como juiz, como um verdadeiro magistrado no seu mais alto sentido, incluído as expressões de ética, moral e de justiça, é um privilégio para poucos, como vocês, que puderam angariar através da Escola da Magistratura ensinamentos para se tornarem verdadeiramente magistrados no futuro”.

O Curso

O Curso de Especialização em Direito Público e Privado em nível de pós-graduação lato sensu é oferecido em seis semestres. Cada um deles corresponde a um nível, ou seja, CP I, CP II, CP III, CP IV, CP V e CP VI, estruturados em módulos referentes às disciplinas ministradas em cada período, atendendo, durante todo o curso, às disciplinas exigidas no Edital do Concurso da Magistratura Estadual.

Com carga horária superior a 1.700 horas-aula, o curso aborda de forma abrangente tanto o Direito Público quanto o Direito Privado.

Formar, aperfeiçoar magistrados e disseminar o conhecimento jurídico é a missão da EMERJ. Para tanto, além das disciplinas exigidas no Edital do Concurso da Magistratura Estadual, integram o conteúdo programático da Escola módulos como: Direito Previdenciário, Português Jurídico, Técnica de Sentença, Metodologia da Pesquisa e Didática do Ensino Superior, sempre com enfoques atuais do estudo do Direito, dentre os quais a utilização de casos concretos como método de ensino.


11 de dezembro de 2018
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ