Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



116 alunos se formam no Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) formou cento e dezesseis alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado – 1º semestre de 2018, na última quinta-feira, dia 14 de junho, durante solenidade realizada no Auditório Antônio Carlos Amorim.

A mesa do evento foi composta pelo diretor-geral da Escola, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; pela professora e paraninfa da turma, Elisa Ramos Pittaro Neves; pelos professores homenageados, desembargador Claudio Brandão, Scilio Pereira Faver, Marcelo Leonardo Tavares e Tatiana dos Santos Batista; e pelo diretor do Departamento de Ensino da EMERJ, José Renato Videira.

O curso, em nível de pós-graduação lato sensu, foi composto por seis semestres de estudo, 23 matérias na grade curricular, 18 avaliações, mais de 50 análises de casos concretos e média de 96 aulas de prática forense por semestre.

“Há 30 anos, a EMERJ contribui para a disseminação do conhecimento jurídico em cumprimento a sua dupla missão: formar, aperfeiçoar magistrados e atualizar, especializar profissionais do Direito. Valores como ética, probidade, responsabilidade social e acesso à Justiça fundamentam a atuação da Escola da Magistratura, que tem como meta consolidar-se no universo jurídico nacional como centro de fomento ao conhecimento”, disse o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

Ao parabenizar os alunos pela formatura, o diretor-geral da EMERJ completou: “Buscamos promover capacitação de qualidade e é com muita satisfação que a Escola contribui hoje para a formação dos bons profissionais de amanhã. Esse é nosso maior desafio. Temos esta noite a alegria e satisfação de formar 116 alunos das três turmas do Curso de Especialização em Direito Público e Privado”.

O Curso

O Curso de Especialização em Direito Público e Privado (a antiga nomenclatura era Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura), em nível de pós-graduação lato sensu, é oferecido em seis semestres. Cada um deles corresponde a um nível, ou seja, CP I, CP II, CP III, CP IV, CP V e CP VI, estruturados em módulos referentes às disciplinas ministradas em cada período, atendendo, durante todo o curso, às disciplinas exigidas no Edital do Concurso da Magistratura Estadual, quais sejam:

I - Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente;

II - Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral;

III - Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo;

IV - Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e da Política.


18 de junho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.