Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

  • Espanhol
  • Francês
  • Inglês
  • Português

Eventos EMERJ - Gratuitos

Regras e Inscrições On-Line - Evento Presencial


As inscrições nos eventos (seminários, conferências, palestras, simpósios e etc.) são realizadas exclusivamente pela internet www.emerj.tjrj.jus.br. A inscrição por meio eletrônico tem por finalidade exercer o controle de presença no evento, de acordo com a frequência de cada participante, com o objetivo de comprovar as horas de capacitação concedidas junto à Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, à Escola da Administração Judiciária - ESAJ e afins (universidades, cursos e outros).


O público participante, sem inscrição prévia, não terá direito ao Certificado de Participação no evento, bem como a qualquer carga horária conferida junto à OAB, à ESAJ e afins (universidades, cursos e outros).


A EMERJ filmará todo o evento. Ficam os participantes cientes de que as gravações e fotografias poderão ser utilizadas para divulgação e fins institucionais, inclusive, nos cursos a distância bem como para a disponibilização do material na página da EMERJ na internet.


É vedada a participação em eventos/fóruns da EMERJ trajando bermudas, camisetas, bonés ou vestimentas de times.


Procedimentos para a inscrição:

Antes de fazer a primeira inscrição, será necessário preencher o Cadastro de Participante, com dados do usuário, senha e um e-mail válido, para o qual será enviada uma mensagem para ativação e validação do cadastro.


Somente após a validação do cadastro o participante poderá realizar inscrições on-line nos eventos da Escola.


Para realizar inscrições, o participante deve clicar no ícone do evento selecionado e, em seguida, no ícone inscrições on-line e digitar os dados solicitados.


Após a efetivação da inscrição, será emitido o Comprovante de Inscrição, com código de barras, que deverá ser impresso pelo participante e apresentado no evento.


Procedimentos para comprovação da frequência no dia do evento:

É obrigatória a apresentação do Comprovante de Inscrição para o acesso à portaria da EMERJ.


É de exclusiva responsabilidade do participante registrar a entrada e a saída do evento, o que validará seu tempo de permanência no mesmo. O participante deverá apresentar o comprovante de inscrição ao funcionário munido do leitor ótico para leitura do código de barras e consequente comprovação da presença, no início e no término do evento, não podendo alegar desconhecimento.


O registro de presença, mediante leitura ótica, se dará somente 30 (trinta) minutos antes do horário de início e até 30 (trinta) minutos após o término do evento, que pode ocorrer em horário diferente do divulgado na programação. A EMERJ não se responsabilizará pela validade do registro feito em horário diverso do estabelecido acima.


No caso de evento com programação em períodos distintos (manhã e tarde ou noite), ou em mais de um dia, deverá ser registrada a presença por período, ou seja, entrada e saída no turno da manhã; idêntico procedimento deve ser observado nos demais turnos e/ou dias. Serão computadas as horas provenientes de cada período (turno) ou dia registrado.


Um único registro de presença (somente a entrada ou somente a saída do evento) inviabilizará a comprovação de participação e seus efeitos, ainda que o participante tenha permanecido presente durante todo o evento.


No caso de falhas operacionais da leitura ótica da inscrição (Sistema Eletrônico de Controle de Presença), o participante deverá assinar Lista de Presença Nominal, previamente impressa, na entrada e na saída de cada período/dia do evento, obedecidas as mesmas regras mencionadas.


O certificado referente à carga horária conferida pela participação no evento junto à OAB/RJ (Resolução nº. 138 de 29/09/1999, do Conselho da OAB/RJ) ou comprovada pelo Certificado de Participação, será expedido pela Secretaria Acadêmica da EMERJ.


A carga horária relativa à participação dos funcionários do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Resolução do Conselho da Magistratura 02/2020 - TJ/RJ) será conferida pela ESAJ, mediante requerimento individual naquela Escola.


O cômputo das cargas horárias supracitadas se dará pelo Sistema Eletrônico de Controle de Presença, obedecendo-se aos seguintes critérios:


Será conferida a carga horária no evento de período único (manhã ou tarde) ao participante que obtiver presença mínima registrada igual ou superior a 75% da carga horária total prevista a partir dos horários divulgados na programação, salvo quando o evento terminar antes do horário previsto.


No caso de evento com programação em períodos distintos (manhã e tarde ou noite) ou dias distintos, será computada para o participante a carga horária relativa à presença obtida por período/dia com o mínimo de 75% de presença da carga horária prevista para cada período/dia, conforme programação estabelecida, salvo quando o evento terminar antes do horário previsto.


Se o término do evento for antecipado, será computada para o participante a carga horária relativa à presença mínima registrada igual ou superior a 75% em função do tempo de duração do evento.


O Certificado on-line de participação poderá ser solicitado pelo link Solicitação de Certificado On-line. Somente estarão disponíveis os eventos em que o participante tiver obtido presença mínima registrada igual ou superior a 75% da carga horária total prevista para cada período/dia. A frequência no evento estará disponível para consulta em até 2(dois) dias úteis após a data do evento. Caso o evento não esteja listado, o participante deverá consultar a Secretaria Acadêmica da EMERJ se possui direito, no prazo máximo de 1 (um) ano após a data do evento, munido do comprovante de inscrição, que também é necessário para comprovação das horas concedidas junto à OAB e a ESAJ.
Não haverá devolução da taxa de solicitação de Certificado de Participação. Caso ocorra pagamento indevido, o valor poderá permanecer como crédito para futuras solicitações.


A inscrição e o cancelamento de inscrição poderão ser realizados até as 23h59min do dia que antecede o evento.


A inscrição garante vaga até o horário de início do evento. Após esse horário, o local será aberto ao público interessado.


Para informações sobre Webinar, acesse Regras e Inscrições On-line - Webinar.


Qualquer problema, sugestão ou dificuldade na realização da inscrição, enviar e-mail para emerjsite@tjrj.jus.br, nos dias úteis, das 10h às 18h, relatando o problema e informando seu nome completo e CPF.


imprimir