Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

  • Espanhol
  • Francês
  • Inglês
  • Português

Eventos EMERJ - Gratuitos

Dúvidas e Perguntas Frequentes - Evento Presencial


Dúvidas em relação ao sistema? Veja se o seu problema se enquadra em um dos casos abaixo:


1. Como faço para participar dos eventos da EMERJ?

2. Realizei o cadastro e não consigo fazer a inscrição.

3. Não recebi o e-mail de instruções para a ativação do cadastro.

4. Como faço para me inscrever em um evento?

5. Digito meu CPF e a senha, mas quando clico em 'inscrever', aparece uma tela informando “Usuário não encontrado. É necessário realizar o cadastramento primeiro”.

6. Esqueci minha senha para inscrição.

7. Não imprimi o comprovante de inscrição a ser apresentado no dia do evento.

8. Devo pagar a “Solicitação de Certificado de Participação em Evento – EMERJ” antes da realização do evento?

9. Qual é o prazo máximo para requerer o Certificado de Participação?

10. Não realizei a inscrição on-line. Posso assistir ao evento?

11. É obrigatória a apresentação do comprovante de inscrição na portaria da EMERJ?

12. É obrigatório o registro de presença no evento?

13. Como devo proceder para obter a LEITURA ÓTICA DA INSCRIÇÃO?

14. A partir de que horário o registro de presença está disponivel?

15. No caso de falha operacional na leitura ótica da inscrição, o que devo fazer?

16. Como faço para cancelar minha inscrição?

17. Estrangeiro?

1. Como faço para participar dos eventos da EMERJ?
O primeiro passo é fazer o seu cadastro na página principal da EMERJ. No menu Eventos, clique em Eventos na EMERJ e em seguida, no menu Cadastro de Participante. Digite o seu CPF e clique em cadastrar. Preencha o formulário, fornecendo um e-mail válido para que possa receber o link de ativação e validação de seu cadastro. Entre no seu e-mail e clique no link de ativação do seu cadastro. Somente após a ativação do cadastro torna-se possível a inscrição nos eventos.

INÍCIO

2. Realizei o cadastro e não consigo fazer a inscrição.
Aguarde o recebimento do e-mail de instruções para a ativação do cadastro. Neste e-mail haverá um link para a ativação de seu cadastro. Clique nesse link para ativá-lo. Com isso, você poderá se inscrever nos eventos da EMERJ.
Caso não receba o e-mail em 15 minutos, verifique as configurações de sua caixa de entrada e desabilite filtros de spam (lixo eletrônico) para o endereço emerjsite@tjrj.jus.br. Se possuir filtro anti-spam do UOL (ou similar), seu e-mail será enviado em até 24 horas úteis. Certifique-se de que o e-mail fornecido em seu cadastro de participantes, através do menu Alteração de Cadastro, está correto e é o e-mail usado.

INÍCIO

3. Não recebi o e-mail de instruções para a ativação do cadastro.
Caso não receba em 15 minutos, ou possua filtro anti-spam do UOL (ou similar), que retardam o recebimento em até 24 horas, verifique: 1º) o e-mail que digitou em seu cadastro, através do menu Alteração de Cadastro no site da EMERJ; 2º) as configurações de sua caixa de entrada e desabilite filtros de spam (lixo eletrônico/bulk); 3º) caso o problema persista, entre em contato conosco: emerjsite@tjrj.jus.br, nos dias úteis, das 10 às 18 hs, relatando o problema e informando seu nome completo e CPF.

INÍCIO

4. Como faço para me inscrever em um evento?
A inscrição só poderá ser feita por usuário com cadastro ativo no site da EMERJ. Caso o evento não possua inscrição on-line, obtenha informações pelo telefone divulgado na página do evento. Os que já possuem cadastro ativo devem clicar no botão Inscrições on line; será aberta uma janela pedindo seu CPF e a senha cadastrada. O comprovante deverá ser impresso e apresentado no evento.

INÍCIO

5. Digito meu CPF e a senha, mas quando clico em 'inscrever', aparece uma tela informando “Usuário não encontrado. É necessário realizar o cadastramento primeiro”.

Durante o processo de inscrição, na primeira vez, será solicitado um cadastramento do usuário e uma senha, de modo a agilizar futuras inscrições de eventos da EMERJ. Para isso, é necessário clicar em Cadastro de Participantes para realizar o cadastro.

INÍCIO

6. Esqueci minha senha para inscrição.
Na página de inscrição on-line para o evento, clique no menu “Esqueceu sua senha?”.  O sistema automaticamente enviará para sua conta de e-mail um link de alteração de cadastro. Ao clicar nesse link, será aberta uma página com seu o cadastro, na qual poderá ser feito o novo cadastramento de sua senha. Caso não receba em 15 minutos, ou possua filtro anti-spam do UOL (ou similar), que retardam o recebimento em até 24 horas, verifique: 1º) as configurações de sua caixa de entrada e desabilite filtros de spam (lixo eletrônico); 2º) Caso o problema persista, entre em contato conosco: emerjsite@tjrj.jus.br, nos dias úteis, das 10 às 18 hs, relatando o problema e informando seu nome completo e CPF.

INÍCIO

7. Não imprimi o comprovante de inscrição a ser apresentado no dia do evento.
Na página principal da EMERJ, clique em Eventos EMERJ - Gratuitos e em seguida, no menu 2ª Via de Inscrição; será aberta uma janela pedindo seu CPF e sua senha cadastrada. Clique em buscar que abrirá uma janela com os eventos, para os quais você se inscreveu. Selecione o evento desejado e clique em Reimprimir.

INÍCIO

8. Devo pagar a “Solicitação de Certificado de Participação em Evento – EMERJ” antes da realização do evento?
Depende. A resposta é positiva para o caso de o participante desejar requerer o Certificado de Participação. Então, deverá obrigatoriamente, realizar o pagamento sem, contudo, deixar de verificar junto à Secretaria Acadêmica se cumpriu os requisitos necessários que o habilitam para tal direito. A resposta é negativa caso o participante não tenha interesse em requerer o referido certificado.
IMPORTANTE: Caso ocorra pagamento indevido, não haverá devolução da taxa de solicitação de Certificado de Participação. O valor poderá permanecer de crédito para futuras solicitações.

INÍCIO

9. Qual é o prazo máximo para requerer o Certificado de Participação?
Um ano, a contar da data do evento.

INÍCIO

10. Não realizei a inscrição on-line. Posso assistir ao evento?
Somente se tiver vaga. Após o início do evento, o local será aberto ao público interessado que não realizou inscrição prévia; entretanto, estas pessoas não terão direito ao certificado de participação, nem a qualquer carga horária de crédito referente ao evento.


INÍCIO

11. É obrigatória a apresentação do comprovante de inscrição na portaria da EMERJ?
Sim, é necessária a apresentação do comprovante de inscrição na portaria de acesso à EMERJ. Caso esqueça de trazer o comprovante, apresente um documento de identificação.

INÍCIO

12. É obrigatório o registro de presença no evento?
Sim, o registro de presença mediante a leitura ótica da inscrição é a garantia de sua participação no evento, e é necessário para a solicitação do certificado de participação e para comprovação das horas concedidas junto à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e à ESAJ (Escola de Administração Judiciária).

INÍCIO

13. Como devo proceder para obter a LEITURA ÓTICA DA INSCRIÇÃO?
O participante deve apresentar o comprovante de inscrição na entrada e na saída de cada período e/ou cada dia do evento, não podendo alegar desconhecimento desta regra. Caso o participante registre a sua presença uma única vez, somente na entrada ou na saída do evento, não fará jus a esta, ainda que tenha permanecido durante todo o evento. No caso de evento com programação em períodos distintos (manhã e tarde ou noite) ou em mais de um dia, deverá ser registrada a presença por período, ou seja, entrada e saída no turno da manhã, e idêntico procedimento nos demais turnos e/ou dias.

INÍCIO
14. A partir de que horário o registro de presença está disponivel?
O registro de presença estará disponivel somente 30 minutos antes do horário de início e até 30 minutos após o fim real do evento, podendo este ocorrer em horário diverso do divulgado na programação.

INÍCIO

15. No caso de falha operacional na leitura ótica da inscrição, o que devo fazer?
O participante deverá assinar uma lista de Presença Nominal, previamente, impressa, de acordo com as regras ja mencionadas.

INÍCIO

16. Como faço para cancelar minha inscrição?
No menu Eventos, clique em Eventos na EMERJ e em seguida, no menu Cancelamento de Inscrição. Digite o seu CPF e senha: clique em buscar. Marque o evento cuja inscrição deseja cancelar; clique em "cancelar". A mensagem inscrição cancelada deverá aparecer. Caso haja outras inscrições para cancelar, clique em voltar e repita o procedimento descrito acima. O cancelamento da inscrição poderá ser realizado no site da EMERJ até 23h59min do dia que antecede o evento.

INÍCIO

17. Estrangeiro?
Se você, estrangeiro, deseja efetuar sua inscrição e não possui CPF, entre em contato com a Secretaria Acadêmica da EMERJ, telefone 3133-3380, com 1 dia de antecedência para, após o evento, solicitar seu certificado de participação.

INÍCIO


Caso continue com dúvidas sobre o acesso ao sistema, entre em contato conosco, nos dias úteis, das 10 às 18h, através do e-mail emerjsite@tjrj.jus.br, relatando o problema e informando seu nome completo e CPF.