“Vivemos hoje em um regime judicialista”, diz o desembargador Nagib Slaibi Filho em evento na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

“Qual o Sistema de Governo Necessário Hoje: Presidencialismo, Parlamentarismo ou Judicialismo?” A partir desse questionamento, o Fórum Permanente de Ciência Política e Teoria Constitucional da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro reuniu magistrados, advogados e estudantes de Direito para um debate no Auditório Paulo Roberto Leite Ventura, na EMERJ, neste dia 24 de outubro.

“Hoje nós vivemos num sistema de governo que não é o regime presidencialista, previsto pela Constituição, tendo em vista a crise de legitimidade. Não é o regime parlamentarista, embora muitos digam que a Constituição de 1988, aparentemente, adotou um regime parlamentarista. Na realidade, infelizmente, nós vivemos num regime judicialista, porque hoje as demandas sociais, individuais e coletivas somente são atendidas pelo Poder Judiciário”, destacou o desembargador Nagib Slaibi Filho, presidente do Fórum.

“São os juízes, através de ações civis públicas e ações coletivas, que estabelecem políticas públicas para o atendimento de demandas absolutamente essenciais como educação, saúde e segurança. Para se obter uma vaga de CTI no SUS, por exemplo, é necessário uma ordem judicial. Nós precisamos repensar, e já estamos repensando, o nosso sistema de governo, que não pode ser feito de cima pra baixo, não pode ser imposto”, ressaltou o desembargador.

Reforma política, sistemas eleitorais e administração pública foram temas abordados durante o encontro, que teve a participação da juíza Maria Cristina Gutierrez Slaibi e do advogado Leandro Mello Frota. Os prós e os contras de cada um dos sistemas eleitorais - distrital, distrital misto e proporcional - foram apresentados nas palestras.

“Eu sou a favor do ‘distritão’, porque eu acho que o brasileiro não entende, por exemplo, quando um parlamentar, que tem 100 mil votos, puxa um outro com apenas 5 mil votos, o que acontece com o sistema proporcional atual. O brasileiro entenderia muito mais se fossem eleitos os mais votados. Eu defendo que quem tem voto representa”, concluiu o advogado Leandro Mello Frota.

24 de outubro de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.