Solenidade marca o lançamento da edição de 20 anos da Revista da EMERJ

clique na imagem para ampliar

Na manhã desta sexta-feira, dia 13, durante o seminário “Temas Atuais de Direito Processual Civil”, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu o lançamento da edição especial comemorativa de 20 anos da Revista da EMERJ, em homenagem ao desembargador José Carlos Barbosa Moreira.

Dezessete juristas de todo o país assinam artigos sobre o Novo Código de Processo Civil, entre eles, os ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STF) Luís Roberto Barroso e Luiz Fux; os desembargadores Alexandre Freitas Câmara e Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes e o advogado Rodrigo Fux.

O prefácio foi escrito pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que ao lançar a revista, considerou: “A Escola sente-se honrada em poder oferecer a todos, à comunidade jurídica, seus alunos, professores, magistrados, uma revista de alta qualidade como uma homenagem ao mestre Barbosa Moreira”.

O coordenador editorial da Revista da EMERJ, juiz Antonio Aurélio Abi Ramia Duarte, ressaltou que José Carlos Barbosa Moreira foi um professor cultuado por seus alunos e apaixonado pelo magistério. “Nossa Revista homenageia uma das maiores referências do Direito brasileiro, professor de reconhecimento internacional, um gênio que se dedicou a criar e estimular toda uma geração de processualistas. Não existe em único livro de processo que não mencione o professor Barbosa Moreira, o que denota sua grandeza e importância para o Direito”, escreveu Abi Ramia na apresentação da Revista.

“Nossa revista é fruto de uma necessária homenagem; a reverência e a certeza de que o conhecimento imortaliza o homem”, declarou o coordenador editorial da Revista.

José Carlos Barbosa Moreira

José Carlos Barbosa Moreira faleceu em agosto de 2017, aos 85 anos. Ele foi procurador do Estado do Rio, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e professor titular de Direito Processual da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Revista da EMERJ

A Revista da EMERJ circula desde 1998, visando à difusão da cultura jurídica do país. A publicação de artigos doutrinários apresenta temas de interesse de toda a comunidade jurídica.

Acesse a nova edição pelo site da EMERJ ou diretamente no link: http://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista_v20_n1/revista_v20_n1.html

13 de abril de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.