Revista Magistratus é finalista no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) foi indicada em duas categorias no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2018, realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). A EMERJ concorre ao prêmio nas categorias Mídia Impressa, com o projeto da Revista Magistratus; e na categoria Reportagem Escrita, com a matéria “Questões de Gênero”, divulgada na 3ª edição da Revista Magistratus.

A 16ª edição do prêmio contou com 286 projetos inscritos por diversas assessorias de comunicação dos órgãos do sistema de Justiça brasileiro e reconhecerá dentre eles os melhores trabalhos, com premiações para primeiro, segundo e terceiro lugar em 15 categorias. Os vencedores serão anunciados no dia 22 de junho, durante o XIV Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2018), em Cuiabá, Mato Grosso.

Comissão Julgadora e Finalistas

A Comissão Julgadora é formada por 36 profissionais do meio acadêmico e do mercado, de diversas regiões do Brasil. Saiba quem são eles, no link:
http://fncj.org.br/2018/05/conheca-a-comissao-julgadora-do-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica/

Conheça todos os finalistas no link:
http://fncj.org.br/2018/06/anunciados-os-finalistas-do-16o-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica-confira/

Revista Magistratus

No ano de 2017, a EMERJ criou o seu próprio setor de comunicação, e um dos projetos inovadores foi a revista institucional da Escola, a Revista Magistratus, que reúne temas debatidos por ministros, magistrados, professores, outros operadores do Direito e demais especialistas no meio jurídico nacional e internacional, que participam de palestras e seminários promovidos pela Escola.

A Revista Magistratus busca ser um veículo de comunicação dinâmico e informal, com leitura simples e atrativa, com o objetivo de divulgar e inserir no seu contexto o debate de questões atuais que estão sob olhares constantes da comunidade jurídica e da sociedade.

Com um layout moderno, a Magistratus é dinâmica, versátil e ainda inédita, pois trata-se da primeira revista institucional de uma Escola de Magistratura estadual do país.

Completando um ano, a Magistratus já publicou quatro edições, com os temas: “A Formação Multidisciplinar do Juiz”; “Um novo Tempo, um novo Direito”, “Questões de Gênero” e “Ativismo Judicial”.

Acesse a versão digital da revista pelo link:
http://www.emerj.tjrj.jus.br/revistas/magistratus/revista_magistratus.html

Reportagem “Questões de Gênero”

A EMERJ é finalista também na categoria reportagem escrita, com a matéria “Questões de Gênero”, capa da 3ª edição da Revista Magistratus.

A reportagem aborda o tema transexualidade e mostra como a questão está sendo analisada por operadores do Direito. A matéria conta com depoimentos de pessoas que vivenciaram as dificuldades no processo de transição e aceitação e se tornaram referência de luta em favor dos transexuais. Foram três os personagens trazidos pela reportagem: Tarso Brant, ator transgênero que participou da novela da TV Globo “A Força do Querer”; Maria Eduarda, a primeira advogada transgênera a obter a troca social do nome na carteira da OAB/RJ; e Jordhan Lessa, primeiro guarda municipal trans do Rio de Janeiro.

Opinam sobre o tema os ministros Luiz Fux e Carlos Ayres Britto, a advogada Maria Berenice Dias, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia e a juíza Andrea Pachá.

O leitor pode conferir também estatísticas sobre o assunto, que comprovam que o Brasil é o país que mais mata por homofobia.


12 de junho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.