“ É preciso enterrar as ideias mortas, que são os preconceitos”,
diz o ex-ministro Ayres Britto em evento sobre Questões de Gênero

clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu a palestra “Questões de Gênero: Abordagem Social e Jurídica”, neste dia 02 de outubro, no Tribunal Pleno do TJRJ. O diretor-geral da Escola, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ressaltou, na abertura do evento, o compromisso da EMERJ com os direitos fundamentais constitucionais ao permanecer distante de preconceitos e de qualquer tipo de discriminação. “Ao Estado incumbe a promoção do bem de todos sem preconceito de origem, raça, sexo ou idade, vedando qualquer forma de discriminação, punindo qualquer ato discriminatório que atente contra os direitos e liberdades fundamentais”.

O evento, coordenado pelas desembargadoras do TJRJ, Cristina Tereza Gaulia e Marianna Fux, contou com as presenças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, do ex-ministro do STF, Carlos Ayres Britto, da juíza Andréa Pachá e da advogada Maria Berenice Dias, que palestraram sobre o assunto.

O primeiro painel do seminário foi do ministro do STF Luiz Fux, com o tema “Dignidade da Pessoa Humana e Cidadania. Proteção Jurídica à União Homoafetiva”. Durante sua fala, Fux considerou ser “a heterossexualidade ou a homossexualidade traços da personalidade, sendo a Constituição Federal clara: ninguém pode ser discriminado em razão da religião, da cor da pele, do sexo, etc. Isso está implícito nas declarações fundamentais dos Direitos Humanos”.

O ministro aposentado do STF Carlos Augusto Ayres Britto falou sobre “O Princípio Constitucional da Fraternidade e as Questões de Gênero”. Segundo Britto, “preconceito é um conceito concebido a partir do obscurantismo, da intolerância, da soberba. É um conceito prévio, artificial, imposto a ferro e fogo. Portanto, é preciso enterrar as ideias mortas, que são os preconceitos”.

O seminário ainda tratou dos temas “Os Novos Direitos e as Novas Famílias” com a palestra da juíza Andréa Pachá; e “O Princípio Constitucional da Fraternidade e as Questões de Gênero”, debatido pela advogada Maria Berenice Dias.


02 de outubro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.