Quarenta e um alunos se formam em curso de especialização em Direito Penal e Processual Penal da EMERJ

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) formou 41 alunos no curso de especialização de Direito Penal e Processual Penal – na modalidade de pós-graduação latu sensu. A solenidade de formatura dos pós-graduados ocorreu na noite desta segunda-feira, 07 de maio, com a presença do diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

Sob a coordenação acadêmica e científica do desembargador federal Abel Gomes, esta foi a primeira turma do curso, que contou com uma carga horária de 424 horas-aula, 15 módulos e 21 professores. As aulas foram expositivas, com grupos de estudos, mesas de discussão, métodos de pesquisa e análises didáticas.

“É com grande satisfação que a EMERJ conclui este curso. O Direito Penal e o Processual Penal passam por temas polêmicos, e desafios diários levam o profissional do Direito a um necessário enfrentamento das questões controversas atuais, na busca do aprimoramento profissional e na consequente melhoria dos serviços prestados à população”, disse o diretor-geral na abertura da formatura.

O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo considerou ainda: “A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro é parte dessa dinâmica de renovação, e por tal, se empenha no desenvolvimento técnico e jurídico de alunos e magistrados pelo fomento à capacitação, sempre em prol do equilíbrio social. E nesse contexto, a noite é de celebração. Hoje a sociedade ganha 41 novos aliados nessa luta pela equalização dos direitos e pelo exercício democrático da cidadania. A EMERJ se orgulha de fazer acontecer este momento ”.

O professor e paraninfo da turma, o procurador da República José Maria de Castro Panoeiro, parabenizou os formandos e disse: “O nosso papel aqui não foi o de ensinar nada do que vocês já não soubessem, mas sim o de trazer conceitos novos, ideias diferentes, e a partir da interação entre professor e aluno, ainda que momentaneamente, construímos um conhecimento diferenciado”.

Panoeiro finalizou com a seguinte mensagem: “Os caminhos aqui são muito diversos; temos advogados, defensores públicos, juízes. Em muitas vezes, a prática vai nos colocar em lados opostos, porém isso não impede que a nossa troca de experiência e interação sirva para uma compreensão melhor e mais profícua do Direito”.

As professoras Cláudia das Graças Matos de Oliveira Portocarrero, promotora de Justiça, e Ana Lúcia da Costa Barros, delegada de polícia, foram homenageadas pelos alunos. O orador da turma foi Helio Guahyba Nunes Junior. Ao final da solenidade, foram entregues os certificados de conclusão aos alunos.


09 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.