“Para nós, juízes, o aperfeiçoamento é um dever”, diz professor no encerramento do curso “Turmas Recursais”

clique na imagem para ampliar

Cento e cinqueta e cinco alunos assistiram à última aula do curso “Turmas Recursais”, nesta segunda-feira, 9 de julho, no auditório Antonio Carlos Amorim, da EMERJ.

“Segundo o artigo 29 do Código de Ética da Magistratura, o aperfeiçoamento para nós, juízes, é um dever, e para o cidadão é um direito”. A partir dessa reflexão, o professor Ricardo Cunha Chimenti, juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tratou do tema “Os Juizados Especiais da Fazenda Pública”.

“No que tange à Fazenda Pública, tivemos uma grande evolução da época imperial, em que o imperador não tinha responsabilidade alguma, para o momento que o cidadão comum consegue processar o Estado. Para nós, é muito importante que o juiz tenha uma compreensão do tamanho desse avanço, de quanto isso representa para a cidadania”, ressaltou o professor.

“Os Juizados Especiais Criminais”, “O ônus da prova nos Juizados Especiais” e “A missão da Turma Recursal” foram assuntos abordados nesta última aula. O curso também tratou de temas como o “Fórum Nacional de Juizados Especiais”, “Incidente de Uniformização de Jurisprudência” e “A Solução Alternativa de Conflitos”, entre outros.

Foram 20 horas-aula em que os alunos participaram de aulas expositivas dialogadas, nos dias 29 de junho e 9 de julho. Os professores utilizaram também métodos ativos para análise de situações concretas, como simulações e oficinas, e orientaram os alunos para diferenciarem os elementos da decisão que possibilitam a atuação imediata, aplicar ações cabíveis para a garantia da celeridade nos processos sem prejuízo das partes e identificar o papel dos juizados especiais na superação da crise jurídica e judiciária.

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Joaquim Domingos de Almeida Neto e César Cury; o desembargador do Estado de Santa Catarina Joel Dias Ferreira Júnior; os juízes do TJRJ Alexandre Chini, Antônio Aurélio Abi-Ramia Duarte, Fábio Porto e Sergio Araújo Gomes; o vice-presidente da Comissão dos Juizados Especiais Estaduais Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues; o defensor público do Estado do Rio de Janeiro Felippe Borring; e a promotora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Carla Rodrigues de Araújo ministraram as aulas do curso.

O juiz Ricardo Lafayette representou o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, no encerramento do curso.

09 de julho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.