Palestra na EMERJ debate Mediação Condominial

clique nas imagens para ampliar

Uma maneira mais rápida, prática e econômica para solucionar os conflitos existentes em condomínios é utilizar a “Mediação Condominial”, que foi tema da 39ª Reunião do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, dia 26.

O encontro foi presidido pelo juiz Carlos Alberto Machado, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Leopoldina (Cejusc). A palestrante convidada foi a advogada, administradora de empresas, professora de capacitação e aperfeiçoamento em Métodos Alternativos de Mediação e Soluções de Conflitos e mediadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ana Luiza Pretel. Também compuseram a mesa de abertura, as mediadoras judiciais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Evelyn Isabel Castillo Arevalo e Sônia Maria Mendes Guedes.

“A mediação não é a redenção do Judiciário, todos nós sabemos, porém, o juiz contemporâneo não deve ser um mero julgador, ele deve ser um pacificador de conflitos e essa intermediação veio para nos dar todo o suporte”, explicou o juiz Carlos Alberto Machado, ao abrir a reunião.

O trabalho da palestrante com Mediação Condominial começou em 2007, na Escola Paulista de Magistratura, quando ela defendeu sua tese de monografia sobre o tema. Na época, Ana Luiza Pretel era síndica de condomínio e já pensava na mediação como a melhor forma de solucionar os conflitos condominiais.

“Eu vejo o condomínio como a porta de entrada para o desenvolvimento da mediação”, relatou a palestrante. Para ela, a mediação contribui para a pacificação social, que, por vezes, acontece em apenas uma unidade residencial, mas pode afetar toda a copropriedade. A especialista acredita que o conflito não é, necessariamente, negativo, ele pode se tornar positivo, se usado como experiência para solucionar outras situações conflituosas.


26 de outubro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.