“O Direito é bom senso, é razoabilidade”, diz o ministro Luis Felipe Salomão em evento da EMERJ

clique na imagem para ampliar

“O Direito Empresarial no Brasil e na Itália” foi o tema da 125ª reunião do Fórum Permanente de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 11 de junho. Magistrados, advogados e professores dos dois países participaram do encontro.

O evento foi aberto pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ, que agradeceu a presença dos convidados e ressaltou a importância da troca entre os Direitos brasileiro e italiano. O presidente do Fórum, desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, conduziu o encontro.

“O Direito é bom senso, é razoabilidade”. A partir dessa convicção, o ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), falou sobre o tema “Recuperação judicial de empresas, perspectivas atuais no âmbito do Direito brasileiro e italiano”. Recuperação extrajudicial, conceito de bens de capital e homologação de sentença arbitral estrangeira foram alguns dos assuntos abordados. Ao falar sobre recuperação judicial e falência, o ministro Salomão alertou para a necessidade de refletir sobre as empresas que detêm dados públicos, como as redes sociais: “Se vai à falência, quem manipula os dados?”, questionou o ministro.

“A Fundamentação das decisões judiciais no Brasil e na Itália” foi o tema da palestra do desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e da professora de Direito Privado Comparado da Università degli Studi di Milano Naiara Posenato. “Uma leitura superficial das normas no Brasil e na Itália em relação à fundamentação das sentenças poderia levar a pensar que estamos caminhando em direções opostas, mas na verdade estamos indo na mesma direção, na direção de reforçar a jurisprudência, o valor do Direito judicial nos dois países”, disse a professora.

Também participaram do encontro o diretor do Centro de Pesquisa Intrauniversitário de Direito Comparado e Estrangeiro da Università degli Studi di Milano, Pier Fillippo Giuggioli; o professor Adriano Curti, da mesma universidade italiana; e os advogados e membros do Fórum Permanente Ana Tereza Basílio e Paulo Penalva Santos.

11 de junho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.