“Nunca tivemos na história empresas com tanto poder, tanto dinheiro e tanta informação”, diz Glenn Greenwald em evento na EMERJ sobre privacidade

clique na imagem para ampliar

“Todas as ferramentas da tecnologia moderna que estamos usando para nos comunicar têm o risco da invasão”. A partir dessa convicção, o jornalista e advogado Glenn Greenwald defendeu a necessidade de proteção à privacidade durante o evento “O Direito à Privacidade e seus Desdobramentos”, nesta sexta-feira, 4 de maio, na EMERJ.

Na abertura do encontro, promovido pelo Fórum Permanente de Direitos Humanos da Escola da Magistratura, o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, presidente do Fórum, falou da importância do tema: “Se eu tivesse que elencar uma das qualidades inerentes à dignidade da pessoa humana, eu me reportaria à questão da privacidade”.

Glenn Greenwald fez um alerta para o poder das empresas de serviços online: “Google e Facebook têm mais poder do que qualquer governo do mundo. Nunca tivemos na história empresas com tanto poder, tanto dinheiro e tanta informação. Por exemplo: cada vez que fazemos uma pesquisa no Google, estamos dando a informação de como estamos pensando”.

Segundo o palestrante, as pessoas não devem pensar que não têm nada a esconder, porque todos temos senhas de redes sociais e de contas bancárias, por exemplo. O jornalista concluiu falando da importância da proteção da privacidade: “Hoje existem ferramentas como a criptografia e alguns programas de proteção, mas precisamos principalmente ter consciência da importância dessa proteção, senão a nossa vida vai ficar totalmente sem privacidade”.

Glenn Greenwald é o jornalista que denunciou o sistema de espionagem do governo americano. Ele divulgou, em junho de 2013, por meio do jornal britânico The Guardian, informações sobre programas de vigilância global dos Estados Unidos revelados por documentos fornecidos por Edward Snowdem, analista de sistemas, ex-contratado da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).

Participaram do evento o vereador David Michael Miranda, a professora Lívia Paiva e a psicóloga Érika Piedade.

04 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.