Novo curso sobre Gênero e Direito tem vinte e dois juízes inscritos

clique nas imagens para ampliar

A violência contra as mulheres, a violência doméstica, os Direitos Humanos e as medidas protetivas de urgência são alguns dos temas a serem tratados no novo curso “Multidisciplinariedade sobre Gênero, Acesso à Justiça e Violência contra a Mulher”, que começou nesta sexta-feira, dia 06 de outubro, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Sob a coordenação da juíza Adriana Ramos de Mello, o curso compreenderá, até o fim do mês, 20 horas/aulas, nos dias 06, 20, 27 e 30 de outubro. “O curso busca debater os tratados internacionais de Direitos Humanos de proteção contra as mulheres e segue todas as metodologias ativas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Por meio de análise de casos concretos, o aluno será protagonista e não mero ouvinte. Ele vai poder identificar, por exemplo, como o Judiciário utiliza o patriarcado e o machismo nas decisões”, explicou a juíza. A primeira aula foi no formato dinâmica em grupo: “foi um café para a igualdade, como uma roda de amigos debatendo o tema”, disse Adriana Ramos de Mello.

Segundo a programação do curso, os professores vão abordar a legislação nacional e os instrumentos internacionais de violência doméstica e violência contra as mulheres, o feminicídio e a violência sexual, e vão tratar de conceitos de gênero e de cidadania, do patriarcado e das barreiras ao acesso à Justiça, entre outros assuntos.

Ao fim do curso, o magistrado estará apto a: identificar as ações que vêm ocorrendo no plano internacional relativas à valorização da mulher no contexto social; aplicar a Lei Maria da Penha, as Medidas Protetivas advindas da Lei e solucionar as suas questões processuais controvertidas; avaliar o impacto social da violência contra a mulher; identificar os motivos que, muitas vezes, induzem a mulher a sujeitar-se à situação de violência; verificar as características da violência doméstica e propor estratégias preventivas em relação à violência de gênero.

As aulas do curso “Multidisciplinariedade sobre Gênero, Acesso à Justiça e Violência contra a Mulher” serão ministradas pela juíza Adriana Ramos de Mello, pela advogada Leila Linhares e pelas professoras Lucia Sabadell, Lívia Paiva, Marcia Nina Bernardes, Luiza Figueiredo, e Madgéli Frantz Machado.

06 de outubro de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.