Membros do Judiciário dos estados do Sudeste se reúnem com diretoria da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, no Rio de Janeiro

clique na imagem para ampliar

Desembargadores e juízes dos Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo se reuniram na manhã do dia 14 de maio, na Escola da Magistratura Regional da 2ª Região (ESMARF), para encontro que antecedeu a abertura do Curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), que ocorre ao longo da semana na EMERJ.

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, diretora-geral da ENFAM, coordenou a reunião ao lado do presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico (CDCP) da ENFAM, desembargador Eladio Lecey; do conselheiro da ENFAM, desembargador Fernando Cerqueira Chagas, e do secretário-geral da ENFAM, juiz Carl Smith.

A diretora-geral da ENFAM anunciou que os cursos de formação inicial dos juízes e os programas de aperfeiçoamento oferecidos pelas escolas da magistratura darão ênfase no estudo do Código de Ética da Magistratura. A ministra explicou que a iniciativa da ENFAM se alinha com a proposta desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês), focada no papel do Judiciário no combate à corrupção.

A pauta do encontro tratou também da importância do alinhamento dos módulos nacional e locais dos cursos de formação inicial, de questões da formação continuada de juízes, da formação de instrutores e do incentivo à aproximação entre as corregedorias e as escolas.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, disse sentir-se honrado pela oportunidade da Escola poder sediar o Curso de Formação de Formadores com representantes do Judiciário de todo Sudeste.

Ao lado do juiz Luiz Marcio Victor Alves Pereira, membro do Conselho Consultivo da EMERJ, o diretor-geral destacou que a Escola tem oferecido cursos com temas atuais aos juízes. “Neste ano de eleições, a EMERJ já ofereceu três cursos na área de Direito Eleitoral, sendo um na modalidade de ensino a distância. Todos com vagas esgotadas”.

Em outra sala do TRF2, reuniram-se os coordenadores pedagógicos das escolas judiciárias da região Sudeste. A mesa foi coordenada pela diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ (DEAMA), Patsy Schlesinger; pela pedagoga Maria Eveline Pinheiro Villar de Queiroz, da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Ações Pedagógicas (CPAP/ENFAM); pela juíza federal Márcia Maria Nunes de Barros, coordenadora pedagógica da EMARF/TRF2, e por outros representantes das escolas da magistratura do Sudeste.

Também participaram do encontro, o desembargador Fernando Cerqueira Chagas e a juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo.

15 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ com informações do site do TRF2.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.