Mais de 2 mil alunos de Direito participaram da palestra “Magistratura Estadual é a sua vocação?” promovida pela EMERJ

clique nas imagens para ampliar

Cerca de 2,2 mil alunos assistiram à palestra “Magistratura Estadual é a sua vocação?” promovida gratuitamente pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Ao todo foram 18 encontros promovidos em diversas universidades de Direito no Estado do Rio de Janeiro. Os estudantes conheceram um pouco da rotina dos juízes fluminenses, inclusive suas trajetórias até a tão sonhada posse como magistrado.

A Assessoria de Gestão Estratégica, em parceria com o Departamento de Ensino da EMERJ, coordenou o projeto que percorreu diversas universidades. As universidades Estácio, Candido Mendes, UNIRIO, UFRJ, Católica de Petrópolis, Faculdade Mackenzie, FGV e o Centro Universitário de Barra Mansa foram as atendidas pelo programa.

“A EMERJ tem como missão formar magistrados e aperfeiçoá-los, além de disseminar o conhecimento jurídico. O projeto busca despertar a vocação e o espírito público de estudantes de Direito que futuramente ingressarão na magistratura estadual. E o depoimento dos magistrados mostra aos estudantes que, com estudo e dedicação, a carreira está ao alcance de todos”, declarou a assessora de gestão estratégica da EMERJ, Paula Lage.

Os juízes Francisco Posada, Marco Antônio Azevedo Júnior, Rachel Assad, Maria Aglaé Tedesco Vilardo, Ricardo Lafayette, Guilherme Rodrigues de Andrade, Eric Scapim C. Brandão, Luiz Claudio Rocha Rodrigues, Leticia Branquinho e Maria do Carmo Alvim Padilha Gerk falaram sobre suas trajetórias profissionais. Os que foram alunos da EMERJ, contaram como foi o período em que fizeram o curso de Especialização em Direito Público e Privado da Escola, o qual, atende, durante toda sua duração, às disciplinas exigidas no Edital do Concurso da Magistratura Estadual, além dos módulos em Direito Previdenciário, Português Jurídico, Técnica de Sentença, Metodologia da Pesquisa e Didática do Ensino Superior, sempre com enfoques atuais do estudo do Direito, dentre os quais a utilização de casos concretos como método de ensino.

O magistrado Eric Scapim, da 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu e professor de Técnica de Sentença da EMERJ, foi um dos palestrantes. O docente foi recebido com o auditório da Universidade Estácio - campus Alcântara - lotado. Logo após se formar em Direito, Eric ingressou no curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ, e, após anos de estudos, foi aprovado para a carreira da magistratura no estado do Rio Grande do Sul, e posteriormente para a do estado de São Paulo , mas seu sonho, hoje concretizado, era voltar para o estado do Rio de Janeiro.

“A experiência foi muito interessante e rica em troca de informações. Sou suspeito de falar sobre o tema, pois sou apaixonado pela carreira da magistratura. Os alunos se mostraram muito curiosos, então levamos todos os prós e contras da função e desmistificamos alguns conceitos e preconceitos. A ida da EMERJ às universidades é muito importante, pois muitos alunos não sabiam como funcionava o concurso para ingresso na magistratura”, relatou o juiz Eric Scapim.


10 de novembro de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.