Magistrados concluem curso “Acesso à Justiça - Novos Paradigmas”

clique na imagem para ampliar

Para capacitar magistrados por meio do conhecimento dos aspectos históricos, sociológicos e políticos da construção da sociedade brasileira justa, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) ofereceu o curso “Acesso à Justiça – Novos Paradigmas”.

Foram 20 horas-aula em que os vinte e três juízes puderam identificar a importância de uma aproximação maior do juiz com a sociedade civil. “O objetivo principal desse curso foi o de sensibilizar os juízes para a realidade da sociedade que o cerca e na qual ele judicia. Como nós não podemos mostrar toda a realidade para os magistrados levando-os a visitar todas as minorias, então, optamos por trazer a ‘montanha a Maomé’. Trouxemos pessoas que tinham visões diferentes do Direito e dos pressupostos da jurisdição, como história, religião e depoimentos marcantes de atores sociais, os quais o juiz infelizmente não tem a oportunidade de conhecer fora do processo”, disse a coordenadora e idealizadora do curso desembargadora Tereza Cristina Gaulia.

Baseado nas novas regras da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAN), os alunos do curso foram convidados a expressar suas considerações sobre as aulas nos chamados “reaction papers”, que são feedbacks entre alunos e formadores.

Para a desembargadora Gaulia, o reencontro entre os desembargadores e juízes fora das situações mais técnicas é muito importante: “Quando você acompanha um curso como esse que a EMERJ nos proporcionou, percebemos com muita clareza como a mobilização das pessoas é importante. Porque na medida em que o magistrado consegue perceber o poder que ele tem de trazer felicidade e dar concretude a projetos de vida de qualidade, aceitando e respeitando as condutas de vidas plurais e alternativas, o juiz se sente mais realizado como autoridade que ele é”, disse a desembargadora.


08 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.