Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal promoverá palestra sobre “A Importância do Diálogo e da Fraternidade como Forma de Superação da Violência”

clique na imagem para ampliar

“Aceitar o outro sem intransigência, sem violência e sem brutalidade é o principal ponto a se discutir”. A partir desta convicção, o Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) reunirá magistrados, jornalistas, políticos, professores, militares e estudantes de Direito para o evento “A Importância do Diálogo e da Fraternidade como Forma de Superação da Violência”, no dia 27 de abril, na EMERJ.

“Está faltando um pouco de religiosidade nas pessoas que discutem questões jurídicas e sociais. Nós estamos vivendo num mundo muito polarizado entre direita e esquerda. As pessoas estão sendo rotuladas. Ninguém quer saber se você tem um bom caráter, se você cumpre com as suas obrigações. As pessoas só querem saber qual é o seu partido político, qual é a sua ideologia. E as pessoas estão confundindo ideologia com ideologia partidária”, ressalta o desembargador Alcides da Fonseca Neto, presidente do Fórum Permanente.

O tema do evento, inspirado na Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 2018 “Fraternidade e Superação da Violência”, incluiu a palavra “Diálogo”. O desembargador Alcides explica o motivo: “Acredito que o diálogo seja sempre a saída, sem diálogo nada se resolve”.

O encontro contará com a participação do desembargador Luciano Silva Barreto e do professor Oswaldo Munteal Filho. Os palestrantes convidados são os jornalistas Fernando Molica, Flávia Oliveira e Leandro Resende; a vereadora de Niterói Talíria Petrone; o teólogo padre Pedro Paulo Alves dos Santos; os coronéis da Reserva Remunerada da Polícia Militar, Íbis Silva Pereira e Robson Rodrigues da Silva; e o professor Manoel Messias Peixinho.

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2018/a-importancia-do-dialogo-e-da-fraternidade-como-forma-de-superacao-da-violencia.html

Assista ao vídeo do youtube gravado pelo presidente do Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da EMERJ, desembargador Alcides da Fonseca Neto: https://www.youtube.com/watch?v=mtoxt3XB4o4

19 de abril de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.