Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões discute aspectos da Sucessão Legítima

clique na imagem para ampliar

A situação do cônjuge no Direito Brasileiro foi debatida na 58ª reunião do Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões, nesta quinta-feira, 24 de maio, que tratou do tema “Sucessão Legítima: Ontem, Hoje e Amanhã. Aspectos controvertidos”. A desembargadora Katya Maria Monnerat, presidente do Fórum, apresentou os professores e palestrantes Zeno Veloso, diretor nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), e José Fernando Simão, diretor nacional e estadual do IBDFAM, que falaram sobre a sucessão do cônjuge no Código Civil, os aspectos positivos, negativos, as tendências da jurisprudência e as modificações que estão sendo propostas.

O professor José Fernando Simão falou sobre a história do Direito das Sucessões, desde os tempos das ordenações filipinas até a leitura atual que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) fazem da situação sucessória. “O debate parte da ideia de que o que temos hoje é reflexo do que tínhamos no passado”, destacou o professor.

“Basicamente o que se propõe é retirar o cônjuge da condição de herdeiro necessário, e eu não concordo. Acho que estão querendo dar um remédio muito pesado para alguns aspectos negativos dessa condição de herdeiro necessário. Um exemplo é o caso de uma pessoa que casa novamente, mas tem filhos do casamento anterior. O problema é que, no caso de morte, o cônjuge é herdeiro necessário. Como essa pessoa tem filhos do casamento anterior, muita gente acha um absurdo. Então talvez pudéssemos fazer um acerto apenas com relação a esse aspecto, mas não do modo geral, que seria tirar o cônjuge da qualidade de herdeiro necessário”, ressaltou o professor Zeno Veloso.

Também participaram do evento o professor Luiz Paulo Vieira de Carvalho, presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e membro do Fórum, e Luiz Cláudio Guimarães, presidente do IBDFAM no Rio de Janeiro.


24 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.