Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica recebe juiz norte-americano em palestra

clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro recebeu, no dia 5 de outubro, o juiz norte-americano Steven Alm para uma palestra sobre o tema “Sentenças Alternativas – a Estratégia Probation”. A visita do juiz norte-americano é uma das iniciativas da Missão Diplomática dos Estados Unidos para promover a troca de conhecimento entre brasileiros e americanos. Steven Alm veio ao Brasil compartilhar com magistrados, advogados, estudantes de Direito, psicólogos e outros profissionais os detalhes e os resultados do sistema de penas alternativas desenvolvido por ele.

“Eu comecei com essa experiência do HOPE Probation há 13 anos no Havaí, em Honolulu, e ela realmente tem se mostrado muito eficiente em ajudar a supervisionar as pessoas que não necessitam de encarceramento. Ajudou a reduzir o consumo de drogas e a desenvolver um comportamento que segue o cumprimento das leis. Eu acredito que, quando há uma chance, há esperança”, declarou o juiz Alm. O magistrado considera que o HOPE Probation pode servir de exemplo para os brasileiros, mas com algumas adaptações.

Participaram do evento o presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, juiz Sérgio Luiz de Souza, as juízas Lucia Mothe Glioche e Vanessa de Oliveira Cavalieri Felix, membros do Fórum, e a adida cultural do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro Beata Angélica.

O programa HOPE Probation

Criado em 2004 pelo juiz havaiano Steven Alm, o programa HOPE (Hawaii’s Opportunity Probation with Enforcement), ou Oportunidade de Condicional sob Fiscalização do Havaí, é pioneiro nos Estados Unidos e determina, de forma rápida, o cumprimento de penas de encarceramento por curtos períodos, como sanção a violações de liberdade condicional. O principal objetivo é incentivar uma mudança de comportamento positiva em criminosos que estão sob supervisão da Justiça. Os resultados mostram que o HOPE é capaz de reduzir em 55% a possibilidade de condenados voltarem a cometer crimes, segundo a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.

Steven Alm é juiz da primeira circunscrição dos Estados Unidos desde 2011, respondendo pela divisão criminal.

06 de outubro de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.