Fórum de Direitos Humanos completa 10 anos em 2018

clique na imagem para ampliar

No ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa setenta anos, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) comemora os 10 anos de criação do Fórum Permanente de Direitos Humanos, um espaço de estudos, discussões e debates sobre os temas de maior interesse da humanidade. Desde a criação, foram 91 reuniões incentivando a reflexão sobre etnia, raça, gênero, moradia, educação, inclusão, corrupção sistêmica, tráfico de pessoas e decolonialidade, entre outros assuntos.

O desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, presidente do Fórum desde o início da gestão do desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo na direção-geral da EMERJ, disse que, este ano, as reuniões do Fórum vão tratar principalmente dos 30 anos da Constituição Federal, com enfoque na dignidade da pessoa humana.

“Os Direitos Humanos estão na nossa Constituição, mas precisam ser efetivados. É preciso que o magistrado trabalhe de acordo com as cortes internacionais, com os tratados internacionais, de acordo com aquilo que o Brasil precisa para a manutenção da ordem republicana”, ressaltou o desembargador Caetano.

“O juiz precisa ser humano, não pode ser uma máquina ou um computador. O maior erro que um juiz pode cometer é achar que as verdades que ele carrega consigo são absolutas. O Fórum de Direitos Humanos é um dos principais fóruns da EMERJ, porque transmite aos juízes conhecimento para que eles possam se identificar e se preocupar com as mazelas daquela pessoa que está sob julgamento, ficando o mais próximo possível das pessoas que estão envolvidas no litígio”, concluiu o desembargador.

O Fórum Permanente de Direitos Humanos é composto pela vice-presidente, professora Lívia de Meira Lima Paiva; e pelos membros: professor Guilherme Sandoval Góes, defensor público geral do Estado do Rio de Janeiro, André Luís Machado de Castro, e o procurador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Leonardo de Souza Chaves.

Assista ao vídeo de divulgação sobre os 10 anos do Fórum:

05 de abril de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.