Formadoras da EMERJ vão a Brasília para ação educacional na ENFAM

clique na imagem para ampliar

As juízas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e professoras da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) Adriana Ramos de Mello e Cristiana Cordeiro participaram do curso “Contribuições da Psicologia ao Exercício da Magistratura e à Formação de Magistrados”, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em Brasília, nos dias 18,19 e 20 de abril.

“Em três dias de curso, tratamos de assuntos como nossa construção e constituição como indivíduos, os principais temas tratados em laudos elaborados para instruir processos judiciais e também as consequências da atividade do juiz”, ressaltou a juíza Cristiana.

A juíza Adriana Ramos de Mello ponderou a importância do tema trazido pelo curso: “Temos muito por fazer e os psicólogos têm o que contribuir. A psicologia nos mostra uma outra realidade, a psicológica dos envolvidos que ultrapassa a literalidade da lei, estudando e identificando as condições psíquicas das partes envolvidas. As questões humanas que chegam a Justiça são amplas, não apenas burocráticas, são questões sociais, delicadas e por vezes difíceis e dolorosas. E, com certeza juntos, a psicologia e o direito, poderão auxiliar na construção de uma justiça melhor e mais humana”.

O curso, com carga horária de 24 horas, equivale ao nível 2 do curso “Formação de Formadores”, e tratou de temas como psicologia e o direito, emoções e racionalidade, patologia nas relações sociais e a saúde dos magistrados. Vinte e cinco formadores participaram da atividade que ofereceu aos magistrados a possibilidade de aplicar conhecimentos da psicologia no exercício da magistratura.

“Não se pode pensar mais num juiz que não dialogue com ciências como a psicologia, o serviço social, a antropologia e a sociologia. O juiz é inegavelmente um indivíduo com uma história de família, da qual herdou conceitos e princípios. E frequentemente é preciso que ele se dispa dessas concepções para julgar um caso concreto”, concluiu a juíza Cristiana Cordeiro.

25 de abril de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.