Curso online sobre crimes cibernéticos tem recorde de inscrições

Clique nas imagens para ampliar

‘Cibercrimes, Investigação e Combate’, o novo curso online oferecido pelo Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados da EMERJ (DEAMA) tem 80 alunos: o maior número de inscrições em cursos online da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. As aulas vão trazer para os juízes uma visão moderna e didática do cibercrime, explicando como funciona a internet, como as condutas delituosas são praticadas na rede e, principalmente, como tipificá-las.

As aulas estão disponíveis desde o dia três de julho e vão até o dia 31 do mesmo mês. Nas 20 horas/aula ministradas pelo professor Walter Capanema, os alunos vão conhecer as diferentes armadilhas do mundo virtual criadas para coleta de dados, destruição de arquivos, inclusão de códigos maliciosos e acesso a informações privilegiadas de empresas.

“Vamos falar, por exemplo, das fraudes bancárias online; do ransonware, um fenômeno mundial recente, em que os dados dos computadores dos usuários são “sequestrados” por cibercriminosos; da pornografia infantil, tão lesiva e chocante e, ainda, dos crimes de ódio praticados na internet”, explicou o professor Walter Capanema, responsável pelo curso.

“Há uma preocupação em mostrar ao magistrado como funciona a investigação e perícia de provas digitais. Pela primeira vez, trouxemos um perito forense computacional, o professor Gilberto Sudré. O advogado e pesquisador dos cibercrimes, professor Gilberto Martinelli, faz parte da nossa equipe de tutores. Tenho certeza que teremos um curso muito produtivo para todos e a EMERJ, mais uma vez, sai na frente”, ressaltou o professor Capanema.

A desembargadora Márcia Perrini Bodart, aluna do novo curso, conta que nunca tinha estudado por meio de uma plataforma virtual e decidiu se inscrever para se aperfeiçoar e se inteirar da parte técnica do funcionamento da internet, e para entender melhor como são praticados os cibercrimes. Segundo a desembargadora, é importante que o magistrado se atualize, e este tipo de curso a distância permite que o aluno se dedique mais. “O curso online facilita muito porque às vezes uma pessoa não tem condições de frequentar um curso presencial, chega atrasada, perde uma parte da aula. As aulas online ficam disponíveis e o aluno pode assistir no momento oportuno. Eu estou aprendendo a terminologia, como a internet pode ser usada para o bem, para o mal, os perigos que oferece”, disse a desembargadora.

Atualmente a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática do Rio tem mais de três mil inquéritos de crimes cibernéticos, entre eles, crimes contra a honra, extorsão e racismo. A maioria das vítimas, e também dos criminosos, é jovem, ainda na fase da adolescência.

No programa de aperfeiçoamento dos magistrados, a EMERJ oferece diferentes cursos online. Os juízes recebem o convite por e-mail, se inscrevem, recebem senha e login e as aulas ficam disponíveis. Material didático, como apostilas e links para sites na internet, também são disponibilizados na plataforma. O próximo curso online sobre “Improbidade Administrativa” terá inscrições abertas entre o fim de julho e o início de agosto. As aulas estarão disponíveis em setembro. “Depoimento especial” será tema do curso que será oferecido em outubro. Em novembro, as aulas serão sobre “Execução Penal”.

07 de julho de 2017

Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.