Avaliação positiva: magistrados elogiam curso de Mestrado da EMERJ em Justiça e Saúde

Saúde: um dos assuntos que mais geram processos na Justiça é tema de curso de mestrado na Escola Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Durante dois anos, juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça fluminense irão se aprofundar em 25 disciplinas ligadas a saúde, Justiça e questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde, para uma formação qualificada na área.

Iniciado em abril, o curso tem recebido avaliações positivas dos alunos. Uma das alunas, a juíza Simone Nacif, chamou atenção para o importante enfoque do mestrado na área, de direitos humanos, um dos motivos que a fez escolher o curso, além do renomado nome da Fiocruz, que conquistou a maior nota da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.

A desembargadora Regina Lucia Passos, também aluna do mestrado, pontuou que as aulas acontecem em horários alternativos, sem prejudicar as atividades judicantes do magistrado. Disse ser o mestrado um novo desafio na carreira. Para a coordenadora do curso de mestrado, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, o tema aborda uma das questões mais sensíveis ao cidadão e, por isso, a responsabilidade é grande. Ela ressalta também a importância da educação: “Investir em educação de base e continuada, cultura e conhecimento é uma das melhores saídas para o próprio país”.

Segundo o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, o curso oferece aos magistrados a possibilidade de interagir com acadêmicos de excelência e participar ativamente de debates sobre questões da área de saúde, que, ligadas ao campo do Direito, colaboram para o aprimoramento das decisões jurídicas.

Para destacar o desempenho do mestrado da EMERJ, o Tribunal de Justiça confeccionou matéria em vídeo que mostra mais sobre o curso. Confira na íntegra a reportagem no link: https://www.youtube.com/watch?v=TkDGHj-QTOo

04 de julho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ




MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.