Aula magna do ministro Salomão abre o ano letivo de 2018 na EMERJ

clique na imagem para ampliar

A Evolução do Direito Privado no Superior Tribunal de Justiça” foi o tema escolhido pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão para a aula magna do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), neste dia 26 de fevereiro.

O evento foi aberto pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da Escola. Ele agradeceu a presença do ministro Salomão, professor emérito da EMERJ. “Tanto pelo exemplo de retidão por sua trajetória profissional quanto pelo brilhantismo na orientação acadêmica, Luis Felipe Salomão, o nome de vossa excelência se firma na história da EMERJ e é como um ícone de competência para todos nós. Por isso, a EMERJ se sente honrada de tê-lo aqui”, ressaltou o desembargador.

Ao lado do ministro, à mesa de abertura, estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, e o corregedor-geral da Justiça do TJRJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares, que ressaltaram a importância da presença do representante do STJ na Escola.

“O ministro Luis Felipe Salomão é um dos magistrados mais atuantes no meio jurídico, seja nos tribunais, seja na área acadêmica, e contribui muito para o desenvolvimento do Direito no Brasil hoje e ainda contribuirá durante bastante tempo”, ressaltou o presidente do TJRJ.

Para um auditório lotado de alunos e magistrados, o ministro tratou de vários temas, entre eles, responsabilidade civil, família, contratos, Direito do Consumidor e novas tecnologias. Salomão destacou que o STJ interpreta, em última instância, os diplomas jurídicos importantes, sobretudo no âmbito do Direito Privado. “ Em 2017, o STJ recebeu mais de 340 mil recursos. Se dividirmos entre os 30 ministros que estão na jurisdição para o direito privado, são mais de dois processos por hora”, ressaltou o ministro.

No final da aula, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo entregou ao ministro Salomão uma placa de agradecimento pela palestra na aula magna do Curso de Especialização de Direito Público e Privado da EMERJ.


26 de fevereiro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ em Pauta

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.