Ativismo Judicial é destaque da 4ª edição da Revista Magistratus

clique na imagem para ampliar

Já está disponível a versão eletrônica da 4ª edição da Revista Magistratus, a revista institucional da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Na reportagem de capa, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva analisa as possibilidade e limites do ativismo judicial e alerta sobre um possível protagonismo exacerbado do Judiciário. Emitem opiniões ainda sobre o assunto as ministras Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal; e a ministra Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Como entrevistado, o destaque desta edição é o ministro do STJ Luis Felipe Salomão, que pondera acerca do ativismo e do papel do Judiciário, fala sobre “judicialização da vida”, sobre o Código de Processo Civil, o juiz do novo milênio e a importância das escolas de magistratura.

Com relação à mediação, a 4ª edição da Revista Magistratus conta com a participação do ministro do STJ João Otávio de Noronha, que avalia ser a prática uma questão de mudança comportamental. Sobre as eleições de 2018, o juiz Mauro Nicolau Junior, coordenador da Fiscalização da Propaganda Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro, assina o artigo “Democracia brasileira, a Justiça Eleitoral e a esperança no porvir”.

O procurador de Justiça do Paraná Rodrigo Chemim e autor do livro “Mãos Limpas e Lava Jato” fala sobre as duas operações de combate à corrupção. A revista traz ainda reportagens sobre a nova Biblioteca do TJRJ/EMERJ, que homenageia o processualista José Carlos Barbosa Moreira; sobre direitos humanos dos indígenas; e sobre a questão das mães detentas, dentre outras matérias.

Clique no link http://www.emerj.tjrj.jus.br/revistas/magistratus/numero4/versaodigital/index.html para acessar a versão digital da 4ª edição da Revista Magistratus e leia tudo na íntegra.


11 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.