Fórum Permanente promove debate sobre Apelação e Agravo de Instrumento

clique nas imagens para ampliar

O atual Código de Processo Civil (CPC) implementou uma série de novidades no ordenamento jurídico. Um dos principais e mais conhecidos recursos do Direito Processual Civil foi impactado com novas regras tanto em seu prazo de interposição quanto em sua forma. Para debater o assunto, o Fórum Permanente de Direito Civil e Processo Civil da EMERJ convidou o professor Marco Antônio dos Santos Rodrigues para palestrar sobre o tema.

O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 25, e contou com a presença do diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e do juiz Antônio Aurélio Abi-Ramia Duarte, membro do Fórum Permanente. O diretor-geral da EMERJ frisou que o tema está em voga e é importante tanto para os advogados como para o 2º grau do Tribunal de Justiça. O juiz Abi-Ramia apresentou o extenso currículo do palestrante e considerou: “O professor Marco Antônio dos Santos Rodrigues faz parte de uma nova geração de processualistas, é um estudioso com a visão renovada de alguém que pesquisou o Código, se debruçou sobre ele”.

Durante sua palestra, o professor Marco Antônio dos Santos Rodrigues pontuou que o tema envolve questões bastante polêmicas e de grande impacto tanto na atuação da magistratura como para o jurisdicionado.

Segundo o processualista, o Código de Processo Civil traz algumas ideologias, e destacou duas delas: a ideologia do garantismo e a ideologia da eficiência. Nas palavras dele: “A ideologia do garantismo envolve claramente o agravo de instrumento e sua relação com a apelação. O novo CPC se preocupou com a promoção dos direitos fundamentais processuais e especialmente com a concretização de diversos deles, por exemplo, o caso do contraditório estabelecido nos artigos 7º e 9º e 10º.”

Marco Antônio Rodrigues complementou: “Mas a ideologia que nos impacta é a da eficiência. O Código teve também grande preocupação com a promoção da eficiência dentro do processo, ou seja, a busca da melhor performance possível para o processo”, explicou o professor, ao ponderar que eficiência não é sinônimo de duração razoável do processo. “Processo rápido não necessariamente é um processo eficiente”.


25 de outubro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.