Ministro do STJ participa de mesa redonda na EMERJ

clique na imagem para ampliar

A 86ª reunião do Fórum Permanente de Juízos Cíveis da EMERJ recebeu o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Saldanha Palheiro para uma mesa redonda com o tema “Segurança Jurídica e Independência Judicial – à Luz da Lei nº 13.655 de 24/04/18”, na última sexta-feira, 18 de maio.

Na abertura do evento, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ, ressaltou a importância do tema: “Esta Lei é de extrema importância para se manter a independência do Judiciário”.

O ministro Saldanha falou sobre o ativismo judicial e a segurança jurídica. “Para garantir a segurança jurídica, o Judiciário não pode ser o idealizador supremo dos direitos, valores e do destino da sociedade, mas apenas um dos atores na construção da sociedade democrática. É saboroso decidir com aquilo que se acha justo. Só que o conceito de Justiça é muito subjetivo, absolutamente individual. O que é justo para mim, não é justo para você. Justiça é de Deus. O que nós temos que aplicar é o conjunto normativo, é o ordenamento jurídico”, destacou o ministro.

Ao fim da palestra, o ministro do STJ citou um trecho da obra “Antígona”, do dramaturgo grego Sófocles: “Prefiro a ordem à Justiça”.

Participaram do encontro os desembargadores Teresa de Andrade Castro Neves, presidente do Fórum, e Carlos Santos de Oliveira; os juízes Antonio Aurélio Abi-Ramia Duarte e Daniel Vianna Vargas; e o advogado José Roberto de Castro Neves.

A Lei nº 13.655, de 25/04/18 promoveu alterações no Decreto-Lei 4.657/1942, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), prevendo normas de segurança jurídica do Direito Público.


21 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.