EMERJ sediou a I Jornada ítalo-brasileira de Direito Privado

clique nas imagens para ampliar

A 17ª reunião do Fórum Permanente de Direito da Cidade da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) reuniu magistrados, juristas e especialistas na “I Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado”, no Auditório Paulo Roberto Leite Ventura, na EMERJ, neste dia 17 de outubro.

O evento foi aberto pelo desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres e pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, que agradeceram a presença dos convidados. O desembargador Guilherme Calmon explicou que a I Jornada “tem como foco o panorama da propriedade, estabelecendo diálogos entre a União Europeia e o Brasil”.

A palestrante Francesca Benatti, professora da Università degli Studi di Padova, falou sobre “O Conflito entre a Corte Europeia de Direitos Humanos e a Corte Constitucional Italiana em Matéria de Propriedade”. Na Constituição Italiana, a propriedade é considerada um direito econômico e não um direito fundamental. A professora destacou a relevância em trazer esse assunto para ser discutido com magistrados brasileiros: “Este é um tema muito importante para juízes compreenderem a realidade, para tentarem superar os problemas econômicos e sociais, não somente os jurídicos”.

“Metamorfoses do Direito de Propriedade” foi o tema da palestra do procurador do Estado do Rio de Janeiro Maurício Jorge Pereira da Mota. Já o professor da Università degli Studi di Genova Mauro Grondona falou sobre “A Funcão Social da Propriedade na Itália”. Durante 40 minutos, ele discorreu sobre a história da propriedade italiana a partir da Constituição de 1948, apresentando as diferenças entre o bem público, o bem privado e o bem comum.

O evento “I Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado: Panorama da Propriedade – Diálogos União Europeia x Brasil” também contou com a participação dos professores adjuntos da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda Patrícia Silva Cardoso e Antônio D’Elia Jr., que foram os debatedores.

17 de outubro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.