ENFAM inicia Curso de Formação de Formadores para 48 magistrados na EMERJ

clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu, nesta terça-feira, 15 de maio, 48 magistrados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e do Rio Grande do Norte para a primeira aula do Curso de Formação de Formadores (FOFO) Nível 1 - Módulo 1, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Durante três dias de ação formativa, com 24 horas-aula, o aluno vai adquirir conhecimentos por meio de oficinas, simulações e dramatizações, que contribuirão para uma atuação competente como formador de magistrados.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da ENFAM, desembargador Eladio Lecey, falou, na abertura do curso, sobre a importância do protagonismo: “Nossos formadores precisam usar métodos ativos em que se dê ao aluno magistrado o protagonismo. Nós, formadores, também estamos trocando e aprendendo. Eu fui professor tradicional por muitos anos e era considerado um bom professor, mas depois que fiz o FOFO, eu me transformei realmente”.

Os professores José Henrique Torres, Erisevelton Lima, Flávia Regina Agra, Gilson Jacobsen e Maria Eveline Pinheiro vão ministrar as aulas ao longo da semana, que tratarão de temas como “O desenvolvimento na formação de magistrados”, ‘A docência no contexto da magistratura”, “As diretrizes pedagógicas da ENFAM” e “O planejamento da aula”, entre outros.

“O objetivo é transformar o aluno no verdadeiro construtor do seu próprio conhecimento. O papel do professor é extremamente importante, mas não se trata do professor que distribui conhecimento, e sim do facilitador da aprendizagem, que dá condições para que os alunos construam seu próprio aprendizado, o que chamamos de ‘ensinagem’, uma simbiose entre a aprendizagem e o ensino”, ressaltou o professor, juiz José Henrique Torres.

O professor Erisevelton Lima destacou a troca entre mestre e aluno: “Os alunos saem do estado passivo, de assistir a aulas, para fazer aulas. Eu, que não sou magistrado, aprendo mais do que quem é magistrado. Eu aprendo muito da prática jurisdicional deles e, para mim, como pedagogo, isso é fundamental”.

A iniciativa do curso foi do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA), da EMERJ.

15 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.