EMERJ promove evento sobre formas de superação da violência
inspirado na Campanha da Fraternidade

clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) reuniu magistrados, jornalistas, políticos, professores, militares e estudantes de Direito para o evento “A Importância do Diálogo e da Fraternidade como Forma de Superação da Violência”, nesta sexta-feira, 27 de abril.

Sobre o tema violência, o desembargador Alcides da Fonseca Neto, presidente do Fórum, citou o caso de um padre do Rio de Janeiro que, ao lembrar da morte da vereadora Marielle durante uma missa, foi agredido verbalmente por dois homens. “É desse tipo de violência que estamos tratando aqui. No momento em que fazemos alguma coisa que o outro não gosta, surgem a intransigência, a intolerância, o discurso de ódio”, ressaltou o desembargador.

O coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro Íbis Silva Pereira, membro do Fórum, propôs um novo olhar para a Segurança Pública: “Essa temática do diálogo abre a possibilidade de repensarmos estratégias de emprego da polícia que não passe pela guerra, pelo víeis do confronto armado, e sim pela prevenção, mudando o foco da política pública”.

Em defesa dos Direitos Humanos, a jornalista Flávia Oliveira destacou a formação da sociedade brasileira: “Temos um país forjado na escravidão, no patriarcado, no machismo e em manutenção de privilégios. Isso nos fez uma sociedade muito violenta”. Flávia citou números da Anistia Internacional que apontam o Brasil como líder de assassinatos de jovens negros, de LGBTs e de defensores dos Direitos Humanos. “Em 2017 foram 6.731 mortes violentas só no Estado do Rio de Janeiro”, ressaltou.

O encontro contou com a participação do desembargador Luciano Silva Barreto e do professor Oswaldo Munteal Filho. Entre os palestrantes convidados estavam os jornalistas Fernando Molica e Leandro Resende; a vereadora de Niterói Talíria Petrone; o teólogo padre Pedro Paulo Alves dos Santos; o coronel da reserva da Polícia Militar Robson Rodrigues da Silva; e o professor Manoel Messias Peixinho.

Diálogo

O tema do evento, inspirado na Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 2018 “Fraternidade e Superação da Violência”, incluiu a palavra “Diálogo”. O desembargador Alcides explicou o motivo: “Acredito que o diálogo seja sempre a saída, sem diálogo nada se resolve”.

27 de abril de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.