84 alunos concluem Curso de Especialização em Direito Público e Privado

clique nas imagens para ampliar

“Queridos formandos, hoje vocês se despedem das aulas e das provas, mas não se despedem da EMERJ - a Escola que sempre os acolherá. Foram seis semestres de intensa formação. Esse curso, certamente, não é para qualquer um. É para aqueles que veem na magistratura um ideal de vida”, disse o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, na abertura da solenidade de formatura dos 84 alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, 2º semestre.

A solenidade ocorreu no dia 1ª de dezembro no Auditório Antônio Carlos Amorim, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Milton Fernandes de Souza; do patrono da turma e professor de Direito Processual Civil, desembargador Alexandre Câmara; e dos professores José Maria de Castro Panoeiro, Scilio Pereira Faver, Bernardo Braga e Silva, Claudia Portocarrero e Sauvei Lai.

O diretor-geral pontuou que o momento é de transformação social e que a sociedade brasileira deposita no Judiciário a esperança de conduzir esse processo de mudança de forma firme e íntegra. O desembargador deixou suas palavras aos formandos: “Pensar como juiz, como um verdadeiro magistrado no seu mais alto sentido, é nunca parar de estudar. Sigam em frente, não desistam jamais. Quem de nós nunca sofreu uma derrota? Sigam avante, sempre e sempre na direção daquilo que almejam”, aconselhou o magistrado aos jovens que concluem o curso na EMERJ, por onde passaram muitos juízes do TJRJ antes da aprovação.

O presidente do TJRJ, desembargador Milton Fernandes de Souza, também teceu algumas palavras aos formandos: “A vida profissional de vocês está apenas começando e muitas noites de sono ainda serão perdidas e muito estudo será necessário. Alguns de vocês seguirão a carreira pública e eu espero vê-los aqui no futuro na magistratura”.

O Curso

O Curso de Especialização em Direito Público e Privado (a antiga nomenclatura era Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura) em nível de pós-graduação lato sensu é oferecido em seis semestres. Cada um deles corresponde a um nível, ou seja, CP I, CP II, CP III, CP IV, CP V e CP VI, estruturados em módulos referentes às disciplinas ministradas em cada período, atendendo, durante todo o curso, às disciplinas exigidas no Edital do Concurso da Magistratura Estadual, quais sejam:

I - Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente;

II - Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral;

III - Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo;

IV - Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e da Política.

05 de dezembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



MAGISTRADOS

Informações sobre Cursos Oficiais de Formação e Aperfeiçoamento.

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos Oferecidos na Modalidade a Distância.

PORTAL ACADÊMICO

Espaço destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

EVENTOS EMERJ

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

PUBLICAÇÕES

Coletânea de Artigos Jurídicos de Diferentes Áreas do Direito.

VÍDEO INSTITUCIONAL

 Seja Bem-Vindo à EMERJ.

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EVENTOS GRAVADOS

Gravação de cursos, seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

EMERJ TV

Programação destinada ao público interno do Fórum Central.