Soluções pacíficas de conflitos e recuperação judicial são destaques das recentes obras do ministro Salomão


clique na imagem para ampliar

As novas questões do contencioso empresarial, o exame das alterações legislativas e a jurisprudência são os destaques da nova edição (4ª) do livro “Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência – Teoria e Prática”, assinada pelo ministro Luis Felipe Salomão (Superior Tribunal de Justiça) e pelo professor Paulo Penalva Santos (Fundação Getúlio Vargas).

Os estudos apresentados nesta obra refletem o exame dos principais pontos relativos ao Direito Concursal e Falimentar, após 14 anos de vigência da Lei de Falências e de Recuperação de Empresas (Lei 11.101/2005) e da Lei Complementar 118/2005, que alterou o Código Tributário nacional.

Alguns capítulos da obra foram modificados, permitindo o estudo mais detalhado de cada um dos temas abordados. Na jurisprudência, os destaques são os julgados pelo Superior Tribunal de Justiça sobre a aplicação subsidiária do Código de Processo Civil à Lei de Falências e de Recuperação de Empresas, sobre os créditos submetidos e excluídos do âmbito da recuperação, além de precedentes abordando contratos firmados antes e depois da recuperação e falência. A obra ainda traz, como material suplementar, modelos de petições e decisões, com o objetivo de auxiliar a rotina forense na área de recuperação judicial e falência.

Acesse a 4ª edição da obra “Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência – Teoria e Prática”.

“Soluções Pacíficas de Conflitos para um Brasil Moderno”

Diante da multiplicação de disputas judiciais que sobrecarregam o Sistema de Justiça, as soluções pacíficas de conflitos se tornam cada vez mais necessárias. Mediação e arbitragem são meios alternativos de resolução de conflitos que utilizam o diálogo e o consenso. A partir dessa convicção, o ministro Salomão assina o artigo “Guerra e paz: as conexões entre jurisdição estatal e os métodos adequados de resolução de conflitos”, publicado no livro “Soluções Pacíficas de Conflitos para um Brasil Moderno”, organizado pelo professor Augusto Cury.

Na obra, a psiquiatria e a psicologia se integram às ciências jurídicas. O livro conta com artigos de grandes nomes do Direito e revela a importância de conhecer como funcionam as mentes dos causadores do conflito, das vítimas e dos profissionais que atuam no Sistema Judiciário, como promotores, juízes, advogados, policiais civis e militares, todos envolvidos no processo de interpretação da realidade e pacificação dos conflitos existentes na sociedade.

Acesse o livro “Soluções Pacíficas de Conflitos para um Brasil Moderno”.

09 de julho de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.