EMERJ lança o livro “30 Anos da Carta das Mulheres aos Constituintes” com artigos sobre o direito das mulheres

clique nas imagens para ampliar

A trajetória do direito das mulheres na constituinte, a luta contra a violência de gênero e os avanços e derrotas na área trabalhista são alguns dos temas do primeiro volume da publicação “Anais de Seminários da EMERJ”.

O livro “30 Anos da Carta das Mulheres aos Constituintes” reúne artigos das palestrantes do Seminário sobre o tema, promovido pela Escola em março do ano passado, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Coordenado pela juíza Adriana Ramos de Mello, o livro é produzido e publicado pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro. O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da Escola, assina a apresentação desta primeiraedição: “A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro sempre se preocupou com este tema. Respeito, dignidade e igualdade às mulheres. Nunca fechamos nossos olhos e jamais cerraremos o debate e a defesa da igualdade de gênero”.

Assinam os artigos a juíza Adriana Ramos de Mello; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Petrópolis, Ana Maria Rattes; a integrante do Comitê sobre Eliminação da Discriminação contra as Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU), Silvia Pimentel; a coordenadora executiva da CEPIA (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação), Leila Linhares; a advogada Comba Marques Porto, sub-secretária de Políticas para a Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos; a pedagoga Schuma Schumaher, coordenadora executiva da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e integrante da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB); a economista Hildete Pereira de Melo, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF); e a socióloga Jacqueline Pitanguy, coordenadora executiva da CEPIA, que foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) e foi a responsável por entregar a Carta das Mulheres aos Constituintes ao então presidente do Congresso Nacional Ulysses Guimarães.

Entre os temas trazidos no livro estão “A Constituição Federal de 1988 e o Combate à Violência Contra as Mulheres”, “Recuperando a luta das mulheres contra a violência de gênero”, “Trinta Anos da Carta das Mulheres aos Constituintes”, “A Constituição Federal e os avanços no âmbito da família e da saúde”, “A Constituição Federal e os Avanços na Área Trabalhista”, entre outros.

Para acessar a versão digital do livro “30 Anos da Carta das Mulheres aos Constituintes” acesse o link:

http://www.emerj.tjrj.jus.br/publicacoes/anais_de_seminarios_da_emerj/edicoes/volume1_2018/anais_de_seminarios_da_emerj_volume1_2018.html


28 de janeiro de 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.