“Juiz não faz dilema moral porque o Direito chega antes”, diz Lenio Streck durante a aula magna, na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

“Essa aula é muito mais do que uma aula de Direito. É uma aula de democracia”. Com essa observação, o desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ, apresentou o professor Lenio Streck para ministrar a aula magna do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

“Lenio Streck é um dos maiores juristas do país e representa um resgate de parte da minha história, da minha formação intelectual”, disse o desembargador André Gustavo, que foi aluno de Streck no mestrado e orientando do professor no doutorado, na Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Para um auditório lotado de magistrados, outros operadores do Direito e estudantes, o professor tratou do tema “Jurisdição Constitucional e o Papel dos Tribunais”. Ele falou sobre o constitucionalismo contemporâneo e o papel dos tribunais, mostrou como é possível estabelecer critérios para que as decisões judiciais sejam menos dispersas e explicou por que os juízos morais não devem valer mais do que o Direito.

“A diferença entre Direito e Moral é o grande problema do século XIX. Moral não corrige Direito. Juiz não faz dilema moral porque o Direito chega antes. E se não chegou antes é porque fracassou. Direito é aquilo que nos salva de nós mesmos”, disse o professor.

Lenio Streck afirmou ainda que o país precisa da judicialização: “Às vezes o juiz que faz judicialização é criticado como se estivesse fazendo ativismo e, às vezes, faz ativismo e é criticado porque, na verdade, ele está fazendo judicialização. Há muita confusão em torno do termo e isso é muito ruim. Nós devemos ter bem claro o que é uma coisa e o que é outra. Ativismo é prejudicial à democracia, judicialização, não. A judicialização é desejável; em todas as democracias do mundo existe judicialização, mas as democracias não gostam muito do ativismo”.

“Defender a legalização hoje é um ato revolucionário”. Com essa afirmação, Lenio Streck, professor emérito da EMERJ, doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Santa Catarina, pós-doutor em Direito pela Universidade de Lisboa e autor de 107 livros, encerrou a aula magna.

“Para nós, do Rio de Janeiro, abrir o curso de 2019 com essa magnífica palestra do Lenio é uma demonstração de intensidade, de força, que vem de encontro aos desafios que nós hoje estamos vivendo no Rio e no Brasil. A Escola está de parabéns na sua nova gestão, dando seu primeiro passo, o pontapé inicial, com essa magnífica exposição do Lenio Streck”, declarou o professor Vicente de Paulo Barreto, convidado como debatedor.

Participaram deste primeiro evento da nova administração da EMERJ (biênio 2019/2020) os desembargadores Fernando Cerqueira Chagas, Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho e Alexandre Câmara; e a secretária-geral da EMERJ, Lucia Frota Pestana de Aguiar Silva.

Obras de Lenio Streck

Lenio Streck possui uma das maiores e mais respeitadas produções acadêmicas no Direito. É autor de diversas obras com temas voltados à filosofia do Direito e à hermenêutica jurídica. A mais recente obra de Streck traz uma radiografia do Supremo Tribunal Federal (STF) nos últimos 30 anos. Chama-se “30 anos em 30 julgamentos”. O autor lançou ainda os livros “Jurisdição Constitucional” e “Comentários à Constituição do Brasil”, este último vencedor do Prêmio Jabuti.

Lenio Streck vem trabalhando atualmente também na temática sobre o Direito e a Moral e lançou recentemente o livro “Precisamos Falar Sobre Direito e Moral”, da Editora Tirant Lablanch. Publicou também o “Dicionário de Hermenêutica - os 40 temas fundamentais da Teoria do Direito” (Editora Casa do Direito-BH), que será lançado em língua espanhola no mês de abril. Saiba mais sobre os livros: http://www.streckadvogados.com.br/publicacoes

Acesse a galeria de fotos


05 de fevereiro de 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.