Em primeiro evento gratuito do ano, EMERJ receberá o jurista Lenio Streck, que falará sobre Jurisdição Constitucional e o Papel dos Tribunais

clique nas imagens para ampliar

Em primeiro evento gratuito do ano, EMERJ receberá o jurista Lenio Streck, que falará sobre Jurisdição Constitucional e o Papel dos Tribunais Por que os juízos morais não devem valer mais que o Direito? O que de fato é o Direito e como ele deve ser aplicado? Qual é o papel dos Tribunais? Como o Direito atua na resolução dos desacordos morais e políticos? Qual é a importância do Constitucionalismo Contemporâneo? Essas são algumas das questões que serão abordadas pelo jurista e professor-doutor em Direito Constitucional Lenio Streck, no próximo dia 5 de fevereiro, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.

Lenio Streck ministrará a aula magna do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ e falará sobre o tema “Jurisdição Constitucional e o Papel dos Tribunais”. “Nas democracias, a jurisdição constitucional é condição para o bom funcionamento da divisão de poderes. Falar em jurisdição constitucional no Brasil assume maior relevância ainda porque o nosso sistema é misto. Todos os juízes podem fazer controle de constitucionalidade. E não há no mundo sistema mais complexo que o do Brasil. Cada advogado, juiz, promotor que lida com a operacionalidade do Direito deve saber na ponta da língua o modos operandi do sistema”, considera o jurista.

Temas atuais do Direito Brasileiro também serão mencionados durante a aula. Entre eles, o ativismo judicial. “Tenho severas críticas ao ativismo judicial. Entretanto, friso que minhas críticas são relativas ao ativismo e não à judicialização da política”, aponta Streck.

“Recentemente, o ministro Gilmar Mendes utilizou esse meu conceito que diferencia o ativismo da judicialização quando de seu voto no julgamento do recurso extraordinário que tratava do direito ao homeschooling (direito de os pais não mandarem os filhos à escola) ”, conta Streck, que falará mais sobre o assunto e explicará a diferença entre os dois conceitos durante sua palestra.

Professor Emérito da EMERJ, Lenio Streck tem participação frequente em palestras e seminários da Escola e será o primeiro palestrante da agenda de eventos sob a nova direção da EMERJ, pelo desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, que fará a abertura do evento.

“A EMERJ sempre me recebeu com carinho, e eu, toda vez que demandado, encilho meu cavalo no Rio Grande do Sul e vou ao Rio de Janeiro. E agora com alegria dobrada, porque a EMERJ é comandada pelo desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, brilhante Doutor em Direito pela Unesa, tese defendida recentemente com nota máxima. O des. André Gustavo alia duas qualidades: a de juiz e a de acadêmico. Isso é muito importante para melhor entendermos a complexidade da teoria e da prática do Direito em uma sociedade complicada como é a nossa”.

Evento Gratuito

Com entrada franca, a aula será aberta ao público mediante inscrição online no site da EMERJ:
(http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/aula-magna-do-curso-de-especializacao-em-direito-publico-e-privado.html)
O evento será realizado no dia 05 de fevereiro, de 10h às 12h, no Auditório Carlos Amorim, localizado na Rua Dom Manuel s/n – Lâmina I do TJRJ, 4ª andar, Centro do Rio.

Obras de Lenio Streck

Lenio Streck é autor de diversas obras com temas voltados à filosofia do Direito e à hermenêutica jurídica. Com mais de 100 artigos publicados em periódicos, 50 obras e 260 palestras em diversos países, Lenio Streck possui uma das maiores e mais respeitadas produções acadêmicas no Direito. Sobre o tema jurisdição constitucional, a mais recente obra de Streck traz uma radiografia do STF nos últimos 30 anos. Chama-se “30 anos em 30 julgamentos”. O autor lançou ainda os livros “Jurisdição Constitucional” e “Comentários à Constituição do Brasil”, este último vencedor do Prêmio Jabuti.

Lenio Streck vem trabalhando atualmente também na temática sobre o Direito e a moral e lançou recentemente o livro “Precisamos Falar Sobre Direito e Moral”, da Editora Tirant Lablanch. Lançou também o “Dicionário de Hermenêutica - os 40 temas fundamentais da Teoria do Direito” (Editora Casa do Direito-BH), que está sendo lançado em língua espanhola no mês de abril. Saiba mais sobre os livros: http://www.streckadvogados.com.br/publicacoes


22 de janeiro de 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.