Palestrantes falam sobre direitos da criança e do adolescente


clique nas imagens para ampliar

“O tema de hoje é de crucial importância e, a meu ver, não tem sido destacado nem visto pela sociedade e pelo Poder Público da forma devida”. Com essas palavras, o juiz e presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da EMERJ, Sergio Luiz Ribeiro de Souza, abriu a palestra “Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente: Protagonismo Deliberativo como Dever/Poder de Agir”, na manhã desta terça-feira, dia 08, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na EMERJ.

Completaram a mesa de abertura a secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), Petrúcia Melo; a promotora de Justiça Rosana Barbosa Cipriano Simão; e o vereador da cidade do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Permanente do Direito da Criança e do Adolescente, Leonel Brizola Neto, que destacou a importância do debate:

“É de suma importância discutirmos sobre os direitos da criança e do adolescente. Precisamos dar voz a eles, pois são pouco escutados e dificilmente estão no orçamento público. Dificilmente se cria transparência nas políticas públicas para as crianças e adolescentes, que talvez só sejam tratados quando há uma ação punitiva, não preventiva. Quero citar duas frases aqui. A primeira é do professor Darcy Ribeiro, que dizia: ‘Se não cuidarmos das nossas crianças hoje, no futuro vamos ter medo delas’, e a segunda é do governador Leonel Brizola, que dizia: ‘Cada escola que se abre é um presídio que se fecha’. Faltam mais diálogo e transparência. Com pequenas soluções e com vontade política, os problemas podem ser resolvidos”. E completou: “Quero parabenizar a iniciativa do debate, pois sem comunicação não haverá prevenções. Se não houver maiores interseções dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, estaremos sempre ‘tapando’ o sol com a peneira. Coloco aqui a Comissão da Criança e do Adolescente na Câmara dos vereadores à disposição de todos que queiram nos procurar para ajudar”.

Palestrantes, as conselheiras Ana Lúcia Mantuano Nogueira e Maria America Diniz Reis falaram sobre os desafios diários: “Quero passar um pouco da minha experiência como conselheira e mostrar os desafios que encontramos no dia a dia, como, por exemplo, a execução orçamentária dos recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Existem recursos financeiros previstos, e que devem seguir o rito processual da administração pública. É um debate oportuno. Podemos trocar experiências, trazer todas as dificuldades e buscar, juntos, as soluções”, disse a Ana Nogueira, que teve sua fala completada por Maria Diniz: “Precisamos mostrar para as pessoas o que tem sido feito, os resultados obtidos com o Estatuto da Criança e do Adolescente, e o que ainda precisa ser realizado. O Brasil é um país que assina tratados, defines planos, projetos, mas não os executa. Temos um problema de execução no país. É necessária uma verificação da possibilidade de se trabalhar de forma articulada”.

Também participaram da palestra a auditora Karine Tomaz Veiga; a presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, Márcia Gatto Brito; e Sindely Chahim de Avellar, que representou o Secretário Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes de Jesus.


08 de outubro de 2019




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.