O sistema socioeducativo será tema de debate na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

O perfil do adolescente envolvido em atos infracionais, as questões legais e o papel do Estado são algumas questões a serem abordadas no próximo dia 8 de abril, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.

Juízes, promotores, defensores públicos, outros operadores do Direito e representantes do Governo do Estado vão se reunir para o evento “Adolescentes em Conflito com a Lei: Verdades e Falácias do Sistema Socioeducativo”.

O desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da Escola, vai abrir o evento que contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares, e do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Entre os convidados estarão a procuradora de Justiça Flávia Ferrer, as juízas Vanessa Cavalieri e Lúcia Mothé Glioche e o secretário de Estado de Iniciativas Estratégicas Roberto Motta.

Apresentação de dados

Durante o encontro, serão apresentados dados nacionais, além do resultado de um estudo feito pela Vara da Infância e da Juventude do Rio com base em informações sobre os menores apreendidos na capital em 2017 e em 2018, período em que foram apreendidos 4.842 menores. A pesquisa revela ainda que a maioria dos adolescentes que cometem infração no Rio tem entre 16 e 18 anos, está fora da escola e pertence a uma família numerosa chefiada por uma mulher de baixa renda.

Palestra gratuita

O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas pelo site neste link: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2019/adolescentes-em-conflito-com-a-lei-verdades-e-falacias-do-sistema-socioeducativo.html

Poderão ser concedidas horas de estágio pela OAB/RJ aos alunos de Direito que participarem do encontro, e, aos servidores do TJRJ, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária.

O evento acontecerá de 9h a 12h30min no Auditório da EMERJ Antonio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, localizado na Rua Dom Manuel, s/nº, Lâmina I, 4ª andar, Centro.

Clique e assista ao vídeo de divulgação


02 de abril de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.