“O acolhimento familiar envolve sobretudo dedicação, afeto, carinho e dispensa de sentimento”, disse a coordenadora do Programa Família Acolhedora do Município do Rio de Janeiro


clique nas imagens para ampliar

"Adoção à brasileira é aquela adoção onde uma família pega uma criança e a registra como se sua fosse. Isso se trata de um crime", afirmou a presidente da Comissão de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Silvana do Monte Moreira nesta segunda-feira (04), no evento “Acolhimento Familiar, Apadrinhamento e Sistema Nacional de Adoção”, realizado pelo Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica no auditório Desembargador Joaquim Vizeu de Penalva Santos da EMERJ.

O presidente do Fórum, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, iniciou a conferência direcionando o encontro para o enunciado 36 do IBDFAM (“As famílias acolhedoras e os padrinhos afetivos têm preferência para adoção quando reconhecida a constituição de vínculo de socioafetividade”), que foi estabelecido no mês passado no XII Congresso Brasileiro de Direito das Famílias e Sucessões: Famílias e Vulnerabilidades: "Nós trouxemos esse tema, pois o IBDFAM trouxe um enunciado dizendo que as pessoas que estão apadrinhando ou sendo acolhedoras teriam preferência para adoção, e isso é uma visão, a nosso ver, equivocada dos institutos”, disse.

Também compuseram a mesa o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente do IBDFAM, Felipe Fernandes de Lima; a diretora da Unidade Municipal de Reinserção Social Ana Carolina, Aline Peçanha; o presidente da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH), Saulo Amorim ;e a coordenadora do Programa Família Acolhedora do Município do Rio de Janeiro, Magna Lopes. O evento foi transmitido para Macaé, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.


4 de novembro de 2019




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.