Novo Fórum Permanente debate “Temas Atuais de Arbitragem e a Interseção com o Judiciário”


clique nas imagens para ampliar

Temas atuais de arbitragem, como confidencialidade, reconhecimento de decisões estrangeiras no Brasil e no exterior e a class action, que envolve interesse de um grande número de pessoas, foram abordados durante o primeiro seminário do Fórum Permanente de Direito de Arbitragem. O encontro “Temas Atuais de Arbitragem e a Interseção com o Judiciário”, reuniu magistrados, outros operadores do Direito e estudantes, nesta quarta-feira, 7 de agosto.

O seminário foi aberto pelo desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ, que participou do evento por videoconferência.

“Eu acredito não ser mais possível enxergar a Justiça estatal como um desaguadouro natural ou necessário de todos os conflitos de interesse existentes na sociedade. Para muitos desses conflitos, a solução adequada será a arbitragem. Para outros tipos de conflito, a mediação ou a conciliação seria o melhor caminho. Hoje se fala num Sistema Multiportas de Justiça, o Mult-door System, e me parece que esse é o caminho”, destacou o diretor-geral da Escola.

O desembargador Luiz Roberto Ayoub, presidente do Fórum, ressaltou a importância da interseção da arbitragem com o Judiciário: “A arbitragem vem como um parceiro do Poder Judiciário, a arbitragem é um grande colaborador. Os árbitros são juízes de fato e do fato, como diz a própria lei, então é muito boa essa integração, com o rompimento de quaisquer tabus ou preconceitos”.

“Tem que existir uma intercessão, um diálogo com o Judiciário. Nos casos de arbitragem, invariavelmente, é necessário ir ao Judiciário para medidas urgentes. Cada vez mais, no nosso entendimento, a arbitragem, muitas vezes, auxilia o Judiciário”, pontuou o advogado Otto Eduardo Fonseca de Albuquerque Lobo, vice-presidente do Fórum.

O tema foi debatido também pelos professores e advogados Pedro Antonio Batista Martins, Márcio Souza Guimarães, Nadia de Araujo e Alice Moreira Franco.


07 de agosto de 2019

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.