“Hoje, mais do que uma homenagem a pessoas, estamos homenageando o saber”, diz desembargador em evento na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

A EMERJ realizou, na última quinta-feira, dia 31 de outubro, o evento “Contributos para o Direito Penal e Processual Penal Brasileiros”, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Promovido pelos Fóruns Permanentes de Direito Penal e Processual Penal; de Execução Penal; e de Política e Justiça Criminal, o evento reuniu operadores do Direito para homenagear o desembargador e professor Álvaro Mayrink da Costa e o procurador de Justiça e professor Sérgio Demoro Hamilton.

Compuseram a mesa o presidente do Fórum Permanente de Execução Penal, desembargador Cezar Augusto Rodrigues Costa; o presidente do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal, desembargador José Muiños Piñeiro Filho; o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e membro do Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal Thiago Joffily; o professor René Ariel Dotti; o advogado e professor Fernando da Costa Tourinho Filho; o procurador de Justiça Ertulei Laureano Matos; e o procurador-geral de Justiça José Eduardo Ciotola Gussen.

Sendo o primeiro a falar, o desembargador Cezar Augusto falou sobre a homenagem aos companheiros:

“Os homenageados influenciaram toda uma geração. Uma influência de épocas passadas, do presente e também para o futuro. Para mim, hoje tem um significado muito especial. Me sinto extremamente honrado e privilegiado de estar aqui. Pela ligação que tenho com o desembargador Álvaro Mayrink, me sinto emocionado”, comentou.

O desembargador José Muiños explicou a ausência do professor Sérgio Demoro: “A ideia de fazer essa homenagem não será completa no sentido físico. O professor não está presente por problemas de saúde. Ele não teve autorização médica para comparecer. Até trocamos de local para facilitar a presença do mesmo, mas não foi possível. Por sua vez, o professor Sérgio Demoro gentilmente pediu que o evento não fosse adiado, pois ele estaria presente em pensamento, o que está sendo feito”. E completou, falando sobre a importância do professor que, segundo ele, foi um “padrinho”: “Demoro é um marco. Convivi com ele e o tive como meu padrinho. Hoje, nós, operadores do Direito e estudantes, falamos em promotor natural, e o primeiro processualista nos anos 70 foi o Sérgio Demoro. Acredito que hoje a EMERJ se sente engalanada com o privilégio de homenageá-los”.

Um dos homenageados, o desembargador Álvaro Mayrink falou sobre o tributo, agradecendo pela lembrança:

“Eu me sinto muito bem nesta casa, onde estou desde 1990. Fico muito feliz por ter tido essa lembrança, essa gentileza. Na minha vida, de 1960 até o mês atual, sempre mantive o tripé do meu conhecimento, que é: a liberdade, o respeito ao ser humano e o Estado democrático de direito”.

Ao falar sobre o amigo pessoal, lembrou que começaram na carreira juntos e comentou sobre o respeito que existe entre os dois:

“Começamos juntos, ele como promotor substituto e eu como juiz substituto da 18ª Vara Criminal. Estivemos juntos nos últimos 10 anos, na Universidade, dando aula no mesmo dia e no mesmo andar. Como amigo pessoal do professor, posso afirmar que nunca conversamos sobre algum processo em que ele fosse o promotor e eu desembargador. Jamais nos dirigimos com processo em curso. Esse é um exemplo que deve ser dado nos dias atuais”, afirmou.

O evento marcou a 62ª reunião do Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal; a 6ª reunião do Fórum Permanente de Execução Penal; e a 6ª reunião do Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal.


1 de novembro de 2019




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.