Fórum Permanente promove reunião e lançamento de livro sobre alienação parental


clique nas imagens para ampliar

A EMERJ promoveu, na última segunda-feira, dia 04 de novembro, a 60ª reunião do Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos, que debateu sobre “Mediação e Práticas Colaborativas na Alienação Parental” no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

Estiveram presentes a coordenadora geral do NUPEMEC, Claudia Maria Ferreira de Souza, representando o presidente do Fórum, desembargador César Felipe Cury; a professora Tania Almeida; e a advogada Caroline Tuffani David.

Palestrantes sobre “Métodos Autocompositivos na Resolução de Disputas Familiares”, Tania Almeida e Caroline David comentaram sobre a importância do evento e o lançamento do livro “Mediação e Práticas Colaborativas na Alienação Parental”.

Para a escritora da obra, é necessário achar novas formas para preservar a criança do conflito entre as partes: “Esses dois métodos de resolução de conflitos são muito importantes para a resolução de disputas familiares, principalmente em uma questão delicada como a alienação parental, em que um dos genitores promove campanhas difamatórias contra o outro genitor, afastando a criança da convivência com a outra parte. Precisamos pensar em outros meios, não somente o Judiciário, para preservar essa criança das disputas e diminuir esses casos de alienação parental”, comentou a advogada Caroline Tuffani. E completou, fazendo uma comparação entre a mediação no exterior e no solo nacional: “Estive nos Estados Unidos recentemente, onde a mediação já existe há anos e é totalmente arraigada. Aqui, ainda tentamos implementar essa cultura da mediação. Muita gente não conhece, então é importante abordamos o assunto para que as pessoas tenham conhecimento de que existem alternativas fora do Poder Judiciário para resolver questões e disputas familiares”.

Sobre o exemplar, comentou: “Não temos nenhum livro, de autor brasileiro, sobre práticas colaborativas. Todas as obras que temos atualmente são de três autores estrangeiros e traduzidos para o português”.

A professora Tania Almeida falou sobre o lançamento do livro, e comentou sobre a importância do mesmo: “A Caroline conseguiu juntar cinco temas muito importantes da atualidade, da nossa cultura em direção à auto composição. Esses temas são: métodos autocompositivos; disputadas familiares; mediação; práticas colaborativas; e alienação parental. O lançamento do livro é muito importante pois ele terá um ótimo alcance. Chegará a profissionais que não conhecem essa forma de cuidar da alienação parental. Acredito que a obra terá uma repercussão enorme”.


5 de novembro de 2019




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.