EMERJ sedia Encontro de Direito Imobiliário


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Direito Civil, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM-RJ), promoveu, nesta sexta-feira, 11 de outubro, o evento “I Encontro de Direito Imobiliário do IBRADIM-RJ”.

Locação imobiliária urbana, Lei dos Distratos, condomínio de lotes e de fato, alienação fiduciária, usucapião extrajudicial e condomínio em multipropriedade foram os temas debatidos por magistrados, operadores do Direito e profissionais do Direito Registral Imobiliário. Os cinco painéis discutiram as questões contemporâneas do Direito Imobiliário.

No primeiro painel sobre locação imobiliária, o advogado Fábio de Oliveira Azevedo, coordenador do evento, tratou do mercado on-line, que tem como exemplos o Airbnb e o QuintoAndar, e disse que hoje o maior desafio é a tecnofobia: “A tecnologia está aí como um rolo compressor, não há como frear. Então, o operador do Direito tem que, a partir das categorias jurídicas, tentar qualificar essas novas realidades e decidir qual é a disciplina jurídica aplicável”.

No mesmo painel, o desembargador Sylvio Capanema de Souza falou sobre o Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional (PL 4.571/2019), que propõe modificações na Lei do Inquilinato: “O mercado precisa ficar atento, porque se algumas das sugestões são úteis, outras podem, ao contrário, prejudicar o mercado que já está há mais de 20 anos equilibrado”. O desembargador deu exemplos de pontos do PL que considera prejudiciais: “Há um dispositivo segundo o qual seria admissível uma cláusula de renúncia prévia ao direito de preferência do locatário para a aquisição do imóvel. Eu acredito que esse é um direito que deve ser garantido”. O desembargador citou ainda algumas cláusulas que, em sua opinião, não devem ser aprovadas, como a permissão para a cobrança antecipada do aluguel.

O segundo painel debateu a Lei dos Distratos (Lei nº 13.786/2018). O advogado André Abelha, vice-presidente do IBRADIM, apresentou a evolução do mercado imobiliário desde 1964, quando entrou em vigor a Lei de Incorporações (Lei 4.591/64), até o surgimento da Lei 13.786/2018: “A Lei dos Distratos nasceu extremamente polêmica, mas tem virtudes. Umas das principais críticas é com relação à multa, porque a jurisprudência vem fixando multas entre 10 e 25 por cento em caso de descumprimento do contrato pelo adquirente, mas no caso de patrimônio de afetação, a multa pode ser de até 50 por cento”.

Os advogados André Roberto de Souza Machado, Eduardo Sócrates Castanheira Filho, Melhim Namem Chalhub, Rosângela Gomes e Gustavo Tepedino também foram palestrantes.

Os desembargadores Natacha Tostes, Marcos Alcino de Azevedo Torres e Augusto Alves Moreira Júnior e os advogados José Ricardo Pereira Lira e Arnon Velmovitsky participaram como presidentes das mesas. Foram debatedores os advogados Rodrigo Fux, Armando Miceli Filho, Renato Anet e Bruno Calfat. Eduardo Lima Neto, subprocurador-geral de Justiça, também participou do evento.

Ao final do encontro, foram entregues placas em homenagem aos juristas que marcaram o Direito Imobiliário do Rio de Janeiro no século XX.


11 de outubro de 2019




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.