EMERJ promove I Seminário Inter-Religioso


clique nas imagens para ampliar

Magistrados, defensores públicos, outros operadores do Direito e líderes religiosos se reuniram nesta sexta-feira, 30 de agosto, para o “I Seminário Inter-Religioso Justiça, Paz e Liberdade Religiosa”.

O evento, promovido pela EMERJ, em parceria com a OAB/RJ, foi coordenado pela defensora pública Adriana Horta Fernandes e pela advogada Guiomar Mairovitch, presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/RJ.

Evangélicos, católicos, budistas, judeus, mulçumanos, espíritas e representantes de religiões de matriz africana participaram de um amplo debate sobre o reconhecimento e o respeito às diferentes religiões.

O seminário foi aberto pela defensora pública Adriana Horta Fernandes; pelo defensor público-geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Pacheco; pela vice-presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basílio; pelo delegado Gilbert Stivanello, da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI); pela advogada Guiomar Mairovitch, presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/RJ; e por Sandro Capadócia, coordenador de Turismo Religioso do Estado do Rio de Janeiro.

“Existe uma religião melhor que a outra? Não”. Com essa pergunta e a resposta negativa, a defensora pública Adriana Horta iniciou sua fala e citou Martin Luther King: “Nós aprendemos a voar com os pássaros, a nadar com os peixes, mas não aprendemos a simples arte de viver como irmãos”.

O delegado da DECRADI, Gilbert Stivanello, apresentou um levantamento da delegacia que aponta a percentagem das demandas: 39% para casos que envolvem LGBTIs; 30% para casos que envolvem a questão racial; 26% para a intolerância religiosa e 5% para a xenofobia. Ele falou da importância da educação e da informação para mudar esse quadro: “Muitas vezes o preconceito decorre do medo e do desconhecimento”.

“A falta de conhecimento traz o preconceito, e a falta de diálogo gera desrespeito”, acrescentou a advogada Guiomar Mairovitch.

“Eu sou católico, tenho a convicção da minha religião, da minha fé, mas aprendi a respeitar o próximo”, ressaltou Sandro Capadócia.

As palestras foram ministradas pelo desembargador Marcelo Anátocles; pelo juiz Haroldo Dutra Dias (TJMG), representante espírita; pela defensora pública Adriana Horta Fernandes; pelo diácono Nelson Augusto dos Santos Águia, representante da Igreja Católica; pelo advogado Gilberto Garcia, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros(IAB); pelo rabino Dario Bialer, representante da Comunidade Judaica; pela advogada Guiomar Mairovitch; pelo professor Pedro Paulo do Amaral, membro do Conselho Consultivo e Professor de Budismo pela BSGI; pelo babalawo Ivanir dos Santos; e por Sheikh Jihad Hammadeh, representante da Comunidade Islâmica do Brasil.

O juiz Haroldo Dutra Dias (TJMG) falou sobre os deveres do Estado laico. “É dever do Estado laico garantir a experiência religiosa na sua imensa diversidade. O Estado deve garantir a liberdade religiosa, a segurança dos templos e garantir uma qualidade de experiência religiosa, desde que essa experiência esteja em total sintonia com os direitos humanos e com a dignidade da pessoa humana”, destacou.

A desembargadora Ivone Caetano, presidente da Diretoria da Igualdade Racial da OAB/RJ; o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo e o juiz federal Willian Douglas presidiram as mesas. Moisés dos Santos Pereira, representante espírita, e Maria Cristina Milanez Werner, diretora do Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho (IPHEM), atuaram como moderadores.


30 de agosto de 2019




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.